Como e por que criar um planejamento de marketing para sua empresa

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Adotar um planejamento de marketing, é de suma importância para quem deseja alcançar resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas.

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03 de maio de 2017

Como e por que criar um planejamento de marketing para sua empresa

03 de maio de 2017 - 00:54 - atualizado em 22 de novembro de 2024 - 00:34

O marketing tem se tornado um dos departamentos mais estratégicos das empresas atualmente, ainda mais quando se consegue trabalhar junto com o departamento de vendas, aliando comunicação à parte comercial do negócio.

Para que uma área de marketing consiga realizar um trabalho efetivo e que traga bons resultados para a empresa, é essencial ter como base um planejamento de marketing anual com metas e objetivos estabelecidos para chegar a um resultado final maior, porém só fazer o planejamento não adianta, é preciso segui-lo a risca ou redesenhá-lo quando a realidade da empresa muda de maneira que afete o planejamento.

Quais benefícios um planejamento de marketing traz para sua empresa?

A estratégia de marketing está diretamente ligada ao mercado, já o planejamento é todo o processo de análise e captação de informações e dados relevantes que resultam em um documento escrito, chamado de plano de marketing. 

Adotar um planejamento de marketing, é de suma importância para quem deseja alcançar resultados satisfatórios de acordo com suas expectativas e metas. Afinal, planejar é facilitar e dar direção para o dia a dia de toda equipe, pois quando se tem um caminho claro a seguir perde-se menos tempo útil. 

Outras vantagens que um plano de marketing bem delimitado pode trazer ao seu negócio:

  • Auxilia a atingir objetivos focados no mercado e também na instituição com ações internas e externas de comunicação para atingir satisfação dos funcionários e o maior número de clientes.
  • Orienta decisões importantes que a empresa precisará tomar para alcançar os objetivos desenhados para um período específico, geralmente um ano.
  • Ajuda a enxergar a concorrência, as ameaças e oportunidades em relação a outras empresas, assim como os pontos fortes e fracos internos.
  • Contribui na melhoria das práticas da empresa que serão utilizadas para embasar os objetivos e às ações que serão feitas para atingi-los.
  • Permite uma melhor coordenação das campanhas, assim como ajuda todo o time de marketing a enxergar suas funções, deveres, prazos e entregas.

Como criar um planejamento de marketing

Para criar um planejamento de marketing, é preciso analisar o ambiente e avaliar quais fatos internos e externos podem influenciar sua empresa pensando nas suas forças e fraquezas. 

Depois é importante entender para quem será feito o planejamento de marketing, ou seja, quem são os clientes e qual a melhor maneira de atraí-los para escolher comprar os produtos e serviços da sua empresa e não do seu concorrente. 

Falando em concorrente o próximo passo é analisar todas as empresas que sejam vistas como concorrentes diretos e indiretos, quais os seus objetivos, seus diferenciais, os benefícios que entrega, quanto mais informação, melhor. 

Depois de ter as informações de ambiente, público e concorrência é hora de definir de fato as estratégias e ações a serem realizadas durante o ano, sempre de acordo com um objetivo maior, que pode ser aumentar o número de vendas, se internacionalizar, atingir um número x de players, entre outros. 

Finalmente e não menos importante é hora de estabelecer metas e prazos, mesmo com um objetivo maior o planejamento é feito de entregas parciais que devem estar estabelecidas em cronogramas claros para toda a equipe.

O ano de 2017 já está a todo vapor, você tem acompanhado o planejamento de marketing da sua empresa? Divida com a gente nos comentários.

03 de maio de 2017 - 00:54 - atualizado em 22 de novembro de 2024 - 00:34

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