6 dicas rápidas de como garantir o sucesso financeiro do seu e-commerce

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Manter um e-commerce rentável requer planejamento e muito trabalho. Afinal, o sucesso financeiro da sua loja virtual está proporcionalmente ligado à práticas, como por exemplo, proporcionar uma boa experiência visual ao usuário, facilitar o pagamento, investir em marketing digital e comercializar bons produtos. 

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10 de maio de 2017

6 dicas rápidas de como garantir o sucesso financeiro do seu e-commerce

10 de maio de 2017 - 17:25 - atualizado em 31 de março de 2024 - 13:26

Não é segredo nenhum que o comércio eletrônico tem ganhado destaque no cenário nacional. Cada vez mais os consumidores estão sentindo confiança em realizar uma compra através da internet, seja pelos preços baixos, pela diversidade de produtos ou até mesmo pela comodidade de receber sua compra sem sair de casa.

O fato é que, com o aumento constante das compras online, torna-se indispensável que o seu e-commerce esteja bem posicionado para garantir mais tráfego e assim, aumentar suas conversões.

Manter um e-commerce rentável requer planejamento e muito trabalho. Afinal, o sucesso financeiro da sua loja virtual está proporcionalmente ligado à práticas, como por exemplo, proporcionar uma boa experiência visual ao usuário, facilitar o pagamento, investir em marketing digital e comercializar bons produtos. 

Se você busca ampliar as vendas do seu e-commerce, confira algumas dicas rápidas que podem ajudar a melhorar os resultados do seu negócio no mundo online!

1. Proporcione uma ótima experiência visual

Oferecer uma boa experiência visual ao seu cliente, é o primeiro passo para garantir que ele permaneça interagindo com sua loja virtual por mais tempo.  

Nada de usar cores muito exageradas, banners que atrapalhem a visão dos produtos, ou muitas informações de uma só vez. 

Essas práticas podem poluir seu site e acabar assustando o usuário, fazendo com que ele sinta vontade de sair rapidamente da página.

2. Explore bem os call to actions

A partir do momento que você conseguiu reter a atenção do usuário, agora você precisa transformá-lo em um cliente.

Para isso, é preciso deixar muito claro qual é a jornada que ele deverá percorrer. Use microtextos em diferentes botões com mensagens estratégicas, como: “adicionar ao carrinho”, “comprar agora”, “compre aqui”, “finalizar o pagamento”.

Uma outra dica valiosa são as cores que utilizará no call to action (botão de ação).

Parece mentira, mas a cor do botão tem uma importante influência para a ação que o seu cliente irá realizar dentro do site.

3. Foque na experiência de navegação do cliente

Diferente do que muitos pensam, o layout de uma loja virtual não serve apenas para ser bonito, ele precisa ser útil e funcional, oferecendo ao usuário uma navegação agradável e prática, que o leve até o objetivo final de realizar a compra.  

Outra ponto que merece atenção é a página de checkout. Por mais que o consumidor brasileiro já esteja muito mais confiante em comprar pela internet é importante que você consiga transparecer credibilidade, principalmente nas páginas de pagamento de seu e-commerce.

Um selo de confiança afirmando que o site tem credibilidade é uma boa estratégia para confortar seu cliente e assim, aumentar sua conversão.

4. Formas de pagamento

Facilite para o cliente! Hoje em dia, está muito fácil oferecer soluções de pagamento para o cliente de e-commerce. Ele precisa de mais do que isso; ele precisa de segurança para efetuar pagamentos no meio online.

Essa segurança será benéfica tanto para o cliente quanto para o empresário e existem muitas soluções de pagamento seguras e livres de muita burocracia. É importante ficar atento ao chargeback dos cartões, que pode ocorrer quando o titular do cartão cancela a compra, ou quando ocorre alguma irregularidade na transação, como a quebra de algum item previsto em contrato.

5. Bom atendimento

Ninguém retorna à casa de uma pessoa se não é bem recebido. A mesma regra vale para sua loja virtual. Por isso, é fundamental investir em bom atendimento.

No caso de um e-commerce, o processo de vendas tem características um pouco diferentes e requer cuidados e estratégias específicas. Um bom atendimento significa o cuidado para manter um site em bom funcionamento.

A navegação tem que ser rápida, as fotos dos produtos têm que ser boas e próximas da realidade, as informações da entrega têm que ser claras e não pode ocorrer atraso. Para o cliente, não importa se você contratou uma terceirizada para entregar o produto, se demorar a chegar, a responsabilidade será da sua empresa e o impacto negativo recairá sobre ela também.

6. Estratégias de marketing digital

Investir em marketing digital, é uma estratégia de extrema importância para empresas que desejam se manter competitivas no mercado online. Isso porque, diferente de uma loja física, você não está localizado em uma rua com movimento intenso de pessoas que podem enxergar uma oferta na vitrine.

Por outro lado, você está na internet, lugar onde milhões de pessoas navegam diariamente. Para atrair a atenção delas, as redes sociais podem ser ótimas ferramentas de divulgação. As campanhas do Facebook, por exemplo, possuem critérios para selecionar os usuários para quem seu anúncio será mostrado.

O empresário pode fazer recortes de público, filtrando perfis por gênero e idade, por exemplo, e, dessa forma, seu produto será divulgado somente para o público-alvo e para pessoas interessadas no seu nicho de mercado.

Não se esqueça! Para ter sucesso em uma loja virtual, você precisará escolher um nicho de mercado com o qual se identifica e sabe trabalhar. Deve considerar ainda que alguns produtos vendem muito bem e outros nem tanto.

Precisará de paciência para seguir todos os trâmites da lei e as burocracias necessárias para abrir e manter regularizado o seu negócio. Se a empresa crescer depois de alguns anos e faturar mais do que na inauguração, o regime tributário talvez precise ser readequado à nova realidade.

Sugerimos ainda que você releia as informações sobre a emissão de nota fiscal contidas no capítulo quatro desse e-book. Essa demanda é básica para a entrega dos seus produtos. Sem elas, você não conseguirá atuar nesse mercado.

O crescimento e a vitalidade do seu negócio vai demandar investimento e dedicação. Procure seguir as recomendações que fizemos no capítulo cinco, porque são práticas que costumam dar certo nesse ramo.

As pequenas e médias empresas, em especial, que possuem recursos limitados, devem avaliar com mais seriedade as oportunidades contidas na exposição de seus produtos em um marketplace. Vale ressaltar que essas plataformas são uma ótima opção para aumentar vendas e manter seu negócio em um bom ritmo de crescimento.

10 de maio de 2017 - 17:25 - atualizado em 31 de março de 2024 - 13:26