Estratégia de Marketing Digital: 4 etapas para começar

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Algumas etapas podem dar uma luz para coordenadores ou gestores de marketing de diversos segmentos que buscam se preparar e traçar a melhor estratégia em marketing digital a fim de ter êxito nas ações de 2017. Confira!

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30 de junho de 2017

Estratégia de Marketing Digital: 4 etapas para começar

30 de junho de 2017 - 09:15 - atualizado em 30 de junho de 2017 - 13:29

Estabelecer um forte posicionamento para uma marca não é uma tarefa simples, indiferente de ser uma empresa que já atua há vários anos no mercado ou uma empresa mais recente. O fato é que novas táticas são criadas de forma recorrente, mas nem todas se mostram eficazes para esse fim.

Não é segredo nenhum que vivemos na era da evolução digital. Com a internet, montar uma estratégia de marketing digital traz um número maior de vendas e potencializa o lançamento de um produto ou serviço no mercado. 

Visando aumentar sua competitividade e atrair os benefícios prometidos, muitas empresas querem aproveitar essa tática para obter sucesso no ambiente digital. No entanto, nem todos compreendem de fato, como planejar ações online para gerar resultados positivos e acabam executando estratégias sem um planejamento adequando o que no fim, pode inclusive gerar prejuízos para a marca. 

Etapas para montar uma estratégia de marketing digital

O segredo é PLANEJAR! Algumas etapas podem dar uma luz para coordenadores ou gestores de marketing de diversos segmentos que buscam se preparar e traçar a melhor estratégia em marketing digital a fim de ter êxito nas ações de marketing em 2017. Vamos lá?

1. Defina o objetivo da sua empresa

Para começar, é imprescindível ter a sua marca, a sua imagem e o seu conceito muito bem estabelecidos. Se ainda não tem, procure dar um passo atrás e definir a essência do seu negócio. Afinal, antes de saber qual caminho percorrer, você precisa definir onde quer chegar, não é mesmo?

Para ajudar, responda as seguintes perguntas: como deseja que a sua marca seja lembrada? Qual é a imagem que pretende passar com o seu negócio? Qual é o grande diferencial da sua empresa perante os seus concorrentes?

Ter respostas para essas perguntas vai ajudar a tornar claro a estratégia que precisa seguir na internet, a sua marca é tão importante quanto a sua estratégia. Seus concorrentes irão reparar nisso e seus clientes também.

2. Conheça o seu mercado

Pesquisar é outro passo formidável. Conheça o mercado em que atua, seus concorrentes e para quem você vende seu produto ou serviço. A partir desse processo, você entende se o seu negócio irá abranger somente um nicho ou um público maior, analisa as técnicas de outros concorrentes e facilita o investimento para montar sua estratégia de marketing digital de maneira assertiva para um público segmentado. 

A internet é um campo aberto e imenso. Por isso, tenha foco!

3. Planeje sua estratégia

Com esses dados em mãos, agora é a hora de planejar a melhor estratégia para usar no seu negócio. 

As opções são variadas, mas se você já definiu o público que irá trabalhar fica mais fácil entender onde investir para impactar seus clientes em potencial. É possível criar contas em redes sociais, fazer vídeos sobre o produto ou serviço que comercializa, apostar em marketing de conteúdo ou comprar anúncios pertinente ao seu negócio. 

Aumente as formas de comunicação entre a empresa e o cliente, faça parte do dia a dia dele. Quanto mais ele se deparar com a sua marca em diferentes canais, mais ele terá a sensação de que você é referência em seu segmento. 

4. Mensure os resultados

No marketing digital, tudo pode ser mensurado. Abuse de ferramentas como o Google Analytics para configurar o monitoramento de lançamento das suas campanhas e calcule sempre o ROI (retorno sobre o investimento). 

As datas de emissão das campanhas ficam a seu critério, porém, manter uma comunicação atualizada, recorrente e direta com o consumidor, faz com que os eles acompanhem a sua marca desde o lançamento até o feedback.

Outras ideias podem surgir durante o planejamento para montar uma estratégia de marketing digital. Se for oportuno, use-as. Se não, guarde-as, trabalhe nelas e as desenvolva para causar um forte impacto, resultar em um bom vínculo com o target, ter um posicionamento forte no mercado e também ter rentabilidade.

Independente de ser um gestor de primeira viagem ou alguém já experiente no mercado, se adaptar à essa nova era e montar uma estratégia de marketing digital requer preparo. 

Procure cursos, treinamentos e esteja sempre atento ao nosso blog para conhecer a melhor forma de adentrar a essa nova era do marketing e aperfeiçoar suas ações. Afinal, quem vive de passado é museu! 

Ficou com alguma dúvida sobre como montar sua estratégia de marketing digital? Deixe seu comentário. 

30 de junho de 2017 - 09:15 - atualizado em 30 de junho de 2017 - 13:29

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