Conheça as 7 principais tendências para o marketing digital em 2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Conheça as principais tendências do marketing digital em 2022 e saiba como divulgar o seu negócio no TikTok e utilizar estratégias como o chatbots.

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13 de janeiro de 2022

Conheça as 7 principais tendências para o marketing digital em 2022

13 de janeiro de 2022 - 10:34 - atualizado em 13 de janeiro de 2022 - 10:52

O início de um novo ano vem recheado de novas oportunidades. Por isso, na área do marketing digital não é diferente. O ano de 2022 promete permitir que as atividades e a economia voltem a funcionar gradualmente como antes. Para não ficar para trás, é necessário conhecer quais as tendências de marketing digital que vão modificar as maneiras de fazer negócio.

Continue com a leitura e confira as principais tendências para o marketing digital em 2022. Aproveite!

Principais tendências para o marketing digital em 2022

Muitas tendências podem surgir para o ano de 2022 quando o assunto é marketing digital. Escolhemos apresentar aqui aquelas que acreditamos ser as principais e as mais importantes.

Confira a seguir quais são e estude-as para colocá-las em prática este ano no seu negócio.

Marcas fazendo entretenimento no Instagram

Recentemente o Instagram divulgou que a rede social deixa de ser exclusivamente de fotos, para priorizar agora a produção de vídeos. Nesse sentido, este se tornou um dos canais favoritos das empresas para divulgar seus produtos e suas ações com influenciadores.

Desse modo, as marcas devem mudar as suas estratégias e saber utilizar entretenimento no Instagram para atrair seu público.

Lembre-se, ter um equilíbrio entre posts criativos e publicações sérias é super importante. Pois ainda é uma rede social em que as pessoas querem se distrair e se distanciar um pouco da realidade.

Por isso, faça o planejamento correto para se inserir de maneira adequada e inteligente no feed de seus seguidores e reforçar a presença digital da sua marca.

A ascensão do vídeo e consolidação definitiva do TikTok

O TikTok é uma rede social de vídeos em que o entretenimento já está consolidado. Aliás, o algoritmo do aplicativo beneficia quem cria conteúdos considerados criativos, que engajam com o perfil do público de sua marca.

Atualmente, a rede social que impõe o tipo de conteúdo que deve ser produzido para agradar os seus consumidores. No mundo musical, já é esse aplicativo que introduz os principais hits e tendências. Definitivamente, o TikTok deve crescer mais ainda como um canal para o marketing digital.

Inclusive, anúncios feitos na plataforma geram tráfego e resultados interessantes em se tratando de conversões a um baixo custo. Portanto, baixe o TikTok, observe os conteúdos que a comunidade mais gosta e assim, entenda como inserir o seu negócio.

Social selling

As vendas feitas através das redes sociais já não é uma novidade para ninguém. Mas o formato chamado Social Selling promete ser uma tendência em 2022.

Neste caso, os funcionários devem se posicionar como referência nas mídias. Assim devem ser como pequenos influenciadores internos da empresa, com o objetivo de criar e distribuir conteúdos que sejam educativos e relevantes sobre a marca.

Independente da área que esses profissionais estão inseridos, eles sempre devem fazer com que os seguidores avancem em sua jornada de compra. Como resultado da clareza de quem é o tomador de decisão, se torna possível realizar abordagens de venda que sejam mais precisas.

Marketing (e Vendas) conversacional

A integração do Marketing conversacional na etapa de aquisição e gestão dos contatos em Vendas, é uma das tendências para a área de marketing digital no ano de 2022.

Com ferramentas consideradas simples, como o uso de chatbots, é possível captar contatos e construir relacionamentos duradouros com eles. O ponto forte dessa tendência, é que durante o processo de comunicação com o público-alvo dentro de um funil, é possível realizar uma interação mais dinâmica e rápida.

Ou seja, durante um processo que comumente é feito através de anúncios e e-mails frios, que são considerados mais distantes, é possível agora ter uma etapa na qual o usuário pode falar com uma pessoa (ou chatbot) e deixar o processo mais pessoal. Além disso, tratativas feitas desta forma costumam converter mais.

A tendência das Assistentes Virtuais e Inteligência Artificial vai continuar

As Assistentes Virtuais se tornarão cada vez mais populares e continuarão crescendo.  Elas proporcionam mais facilidade para as empresas. Por exemplo, podem responder às perguntas de seus consumidores sem precisar obrigatoriamente de interação humana.

Isso pode ser feito, juntamente da Inteligência Artificial que consegue dar ao chatbot uma personalidade distinta, o que diferencia e melhora a experiência do cliente.

Além disso, algumas empresas já usam a Inteligência Artificial para prever, com base em compras anteriores e no histórico de navegação, o que os seus clientes comprarão no futuro.

Por isso, procure maneiras de utilizar as Assistentes Virtuais e a Inteligência Artificial. Combine-as com o SEO e com outras estratégias de marketing digital. Assim, você consegue inovar e otimizar processos para conquistar melhores resultados para o seu negócio.

Aumento das estratégias multicanal

A estratégia do marketing multicanal visa usar diferentes canais para divulgar o seu negócio. Mas primeiro, é preciso identificar em quais redes o seu público se encontra. Para desse modo, garantir que seus produtos e serviços tenham destaque e sejam vistos nesses ambientes.

Mas engana-se quem pensa que o foco do marketing multicanal é utilizar todos os canais. A estratégia só funciona depois que se entende os meios ideais em que é possível atingir o maior número de clientes em potencial.

Portanto, você deve depositar os seus investimentos e os seus esforços nos canais que podem trazer resultados concretos e positivos para o seu negócio.

Fim dos Cookies

Nós já nos acostumamos a entrar em algum site e receber uma notificação avisando que ele utiliza cookies e pedindo para autorizar seu uso, né? Presta atenção então nessa novidade: O Google anunciou que no início de 2023 encerrará o rastreamento de cookies.

O rastreamento dos usuários através de cookies, tornou-se necessário para muitas empresas. Dessa forma, o seu fim vai revolucionar mudanças nas estratégias de marketing digital.

Contudo, as preocupações com a privacidade se tornaram mais importantes para grande parte dos usuários. Assim, os consumidores estão mais cientes de sua privacidade online.

Por isso, as companhias precisarão implementar seus próprios sistemas de coleta de informações sobre seus clientes em potencial.

Como pudemos observar, o início deste ano vem com muitas novas oportunidades e tendências na área do marketing digital. Para não ficar para trás, é preciso implementá-las e mudar as maneiras de fazer negócio.

Gostou de conhecer as 7 principais tendências para o marketing digital em 2022? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

13 de janeiro de 2022 - 10:34 - atualizado em 13 de janeiro de 2022 - 10:52

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