Expectativa, tendências e dicas para a Black Friday 2021

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A Black Friday 2021 promete quebrar recordes de vendas mesmo na pandemia. Confira tendências e dicas de estratégia para a Black Friday.

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28 de setembro de 2021

Expectativa, tendências e dicas para a Black Friday 2021

28 de setembro de 2021 - 10:52 - atualizado em 28 de setembro de 2021 - 11:17

A Black Friday é originária dos Estados Unidos mas foi importada para diversos países, incluindo o Brasil. A data se tornou uma das mais especiais do ano para o comércio, tanto físico quanto virtual. A Black Friday 2021 não vai ser diferente e promete quebrar recordes de vendas.

A Black Friday 2021 promete ser uma excelente oportunidade tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Confira aqui as tendências e dicas de estratégia para esse dia tão especial.

A Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday no Brasil aconteceu em 2010 e foi realizada somente no meio virtual. Contou com a participação das 50 maiores redes de varejo do país e teve um faturamento pouco menor que R$ 3 milhões.

A Black Friday vem ganhando cada vez mais relevância e cada ano supera os números anteriores. No último ano antes da pandemia, o faturamento do varejo brasileiro superou a marca de R$ 3,2 bilhões.

Black Friday na pandemia

Com a adesão do home office e do distanciamento social durante a pandemia, os hábitos de consumo dos brasileiros também foram alterados. Com a baixa nos setores de turismo, serviços e varejo, os gastos se voltaram para o consumo online.

Além disso, eletrônicos, celulares e eletrodomésticos deixaram de ser os mais vendidos e deram lugar a artigos de moda e casa, saúde, construção, decoração e entretenimento.

A Black Friday de 2020 teve um ótimo ano, que rendeu um salto de 31% no faturamento e chegou aos R$ 5,1 bilhões. Sendo assim, confira abaixo o que esperar para esse ano.

O que devemos esperar para 2021

A Black Friday, como de costume, acontece sempre na última sexta-feira de novembro, para que assim se tenha uma total queima de estoque dos produtos das lojas e se tenha uma reposição para o natal, no ano de 2021, a Black Friday acontecerá no dia 26 de Novembro.

De acordo com a pesquisa de intenção de compra feita pelo Méliuz, 71% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras durante a Black Friday 2021. Além disso, para este ano os consumidores declararam que vão comprar itens de desejo pessoal.

Os consumidores brasileiros estão se tornando mais exigentes, preocupados com seu planejamento de compras e conscientes dos direitos que têm. Por isso, as marcas devem seguir estratégias para a Black Friday, se quiserem conquistar os consumidores.

Além do preço, existem outros fatores que influenciam diretamente na compra:

  • valor do frete ou frete grátis;
  • prazo de entrega;
  • credibilidade ou segurança ou site ou aplicativo;
  • cashback;
  • facilidade no pagamento.

Boas práticas para a Black Friday

Confira abaixo dicas de estratégia para a Black Friday:

Pense em uma pré-campanha

Antecipe ofertas e pense em uma estratégia de pré-campanha para ser reconhecido perante o mercado e seus consumidores. Esse tipo de ação pode render mais lucros e visibilidade para a sua marca;

Faça benchmarking

É importante que seja feita uma pesquisa prévia dos preços ofertados pela concorrência. Dessa forma, você não ofertará produtos com um valor maior ou menor que o oferecido no mercado. Lembre-se de fazer benchmarking com antecedência para já definir seus preços e estratégias a serem seguidas;

Crie uma jornada completa

Pense em todas as etapas da venda e estabeleça um relacionamento próximo com o público. Para criar uma jornada completa e fidelizar o cliente, fique atento às preferências do consumidor;

Planeje sua estratégia de marketing digital

Faça um bom planejamento de estratégia de marketing digital para dessa forma seu negócio ser encontrado e conquistar novos clientes;

Invista em anúncios específicos para a Black Friday

Com o investimento em anúncios específicos você vai se destacar e aumentar as suas vendas na Black Friday. Lembre-se de criar anúncios que chamem a atenção do público;

Tenha cuidado com o frete

A agilidade na entrega está se tornando primordial para os consumidores. Por isso opte por uma das maiores tendências para a Black Friday 2021, a entrega expressa. Além do prazo, preços e condições de frete também precisam ser ofertados de forma competitiva.

Garanta um bom atendimento

Um atendimento humanizado, educado e uma boa comunicação são valorizados pelos consumidores. Por isso, invista em sua equipe de atendimento, garantindo que todas as mensagens recebidas sejam respondidas da melhor maneira. Além disso, fique atento ao tempo de resposta.

Construa sua presença nas redes sociais

De acordo com dados da PwC Brasil, 77% dos consumidores são diretamente influenciados pelas redes sociais no momento da decisão de compra. Por isso, invista sempre em conteúdos de qualidade nas redes sociais;

Garanta a performance do seu site

Você deve manter seus serviços disponíveis e com qualidade, mesmo ao receber muitos acessos de uma vez.

Crie urgência

A criação de urgência é uma tática de marketing que contribui para o aumento das vendas. Durante a Black Friday os consumidores querem as melhores ofertas para os seus presentes de Natal, por isso utilize essa tática.

Lide com o abandono de carrinhos

Você pode lidar com o abandono de carrinhos de duas maneiras:

  • Garanta que o checkout do seu site é fácil de navegar e que o processo é rápido. Isso aumenta a chance dos consumidores concluírem o pagamento.
  • Envie e-mails de carrinhos abandonados para seus visitantes. Lembre-os dos produtos que escolherem e ofereça mais descontos.

Segmentação e performance de campanhas

Faça suas campanhas focadas no público que realmente se interessa pelos seus produtos. Por isso faça a segmentação, entenda as dores e desejos dos seus consumidores  e consequentemente melhore a performance de suas campanhas. Dessa forma, você terá ótimos resultados e mais lucros na Black Friday 2021.

Formas de pagamento

Ofereça aos consumidores diferentes formas de pagamento. Algumas pessoas gostam de pagar no boleto, outras em crédito parcelado ou no débito. Ter diferentes formas de pagamento é uma excelente estratégia para garantir uma boa taxa de conversão.

Além disso, com o surgimento do PIX muitas pessoas mudaram a forma de realizar transações. Por isso, é essencial que se adapte a essa nova realidade e disponibilize essa nova opção de pagamento para os seus consumidores.

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28 de setembro de 2021 - 10:52 - atualizado em 28 de setembro de 2021 - 11:17

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