Chaves na Mão: Como aumentamos o número de leads imobiliários em 4.658%

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Descubra como otimizamos a experiência dos visitantes do Chaves na Mão e aumentamos em 4.658% a conversão de leads da empresa.

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02 de fevereiro de 2017

Chaves na Mão: Como aumentamos o número de leads imobiliários em 4.658%

02 de fevereiro de 2017 - 09:16 - atualizado em 02 de fevereiro de 2017 - 14:51

Com a retomada do mercado imobiliário em 2017, muitas empresas já estão se movendo para aproveitarem o bom momento e aumentarem sua lucratividade, já que desde 2010 o setor vem sofrendo uma queda nas vendas e muitas empresas tiveram que fechar as portas.

 As marcas que se mantiveram no mercado, precisavam continuar gerando lucros. No entanto, o baixo investimento exigia criatividade e muito esforço para continuar atraindo o público-alvo para o setor, foi neste momento que o Marketing Digital se mostrou um grande aliado para empresas do ramo imobiliário.

Conheça o case do Chaves na Mão, empresa que obteve um crescimento de 4.658% em sua base de leads, através de uma estratégia online.

Chaves na Mão

O Chaves na Mão é um portal de classificados online, onde pessoas físicas e jurídicas podem anunciar imóveis e veículos para todo o Brasil.

Com forte presença na região Sul do país, mais precisamente em Curitiba e Região Metropolitana, o portal encontrou no Marketing Digital, um cenário ideal para impactar diretamente o seu público-alvo, pessoas interessadas nos imóveis e veículos anunciados

Nosso desafio

No início da estratégia, com investimento em Facebook e Google AdWords, o foco da empresa era divulgar os lançamentos imobiliários do portal. No entanto, os anúncios estavam em formatos simples e carrossel, desta forma, o usuário clicava em um anúncio e era redirecionado à página do empreendimento para preencher suas informações e receber mais detalhes do imóvel desejado.

Em três meses de campanha, os anúncios receberam mais de 6 mil cliques, a um custo muito baixo por clique. Entretanto, havia um problema: as pessoas acabavam não convertendo. Nesse período, a taxa de conversão dos lançamentos imobiliários ficou em 0,05% e após os baixos resultados, tínhamos que mudar o caminho que estava sendo seguido.    

Como encontramos a solução

Mudanças na estratégia precisavam ser feitas. Após uma consultoria de otimização da Agência 110, identificamos que o visitante tinha que realizar muitos passos antes de chegar no real objetivo, a conversão final. Isso acabava sendo um problema, pois o público que era atraído, muitas vezes saía da página sem ao menos entrar no formulário do site.

Traçamos uma estratégia para encurtar esse caminho e, como de costume, resolvemos fazer um experimento com pouca verba para validar a ideia antes de escalar.

Escolhemos um dos imóveis da empresa e passamos a testar os anúncios de leads no Facebook. O resultado foi surpreendente! Em apenas 8 dias utilizando esse formato de anúncio, a taxa de conversão superou a casa dos 20% e os números comprovaram que o formato funcionava e deveria ser replicado para o restante dos imóveis. Era hora de escalar!

Antes de alterar todos os anúncios, editamos as imagens e textos para exibirem informações resumidas dos imóveis, como localização, quantidade de quartos e banheiros, além de descrever pontos de referências próximos a cada empreendimento. Ao clicar no anúncio, a primeira tela exibida para o usuário já mostrava o formulário de contato com campos simples, apenas nome, e-mail e telefone. Após preencher as informações, o usuário ainda tinha a opção de acessar a página do portal para conferir outros detalhes do imóvel. Apesar de solicitar as mesmas informações do formulário do site, o resultado foi infinitamente superior.

Em poucos dias de campanha com o novo formato de anúncio, registramos mais de 1.700 leads de pessoas interessadas nos lançamentos imobiliários, a um custo por lead de 96% menor do que os anúncios simples. 

Em comparação a campanha anterior, aumentamos o número de leads em 4.658% e a taxa de conversão cresceu 5.750%, além de gerar um bom retorno financeiro para nosso cliente.

Outro dado interessante, é que mesmo nos meses de dezembro e janeiro, onde os resultados costumam diminuir devido ao período de férias e festas de final de ano, os anúncios continuaram com uma performance excelente, trazendo novos leads diariamente.

Moral da História: Facilite o caminho para o usuário! 

Para as empresas e anunciantes, os anúncios de leads são uma excelente possibilidade de aproveitarem o potencial de segmentação que o Facebook proporciona para aumentarem suas conversões e reduzirem os custos.

Os anúncios de leads funcionam, pois facilitam a vida dos usuários nas redes sociais. Afinal, a pessoa que está no Facebook busca por entretenimento e diversão em pequenas doses. Portanto, ao ser abordada por algum anúncio que lhe interesse, ela precisa saber rapidamente o máximo de informação para decidir se clica ou não. Desta maneira, entender como funciona cada um desses canais do Marketing Digital, é de extrema importância para gerar os resultados esperados pelos seus clientes.

Ficou com dúvidas de como explorar melhor essa ferramenta ou está buscando resultados reais para sua empresa? Deixe seu comentário! ;)

02 de fevereiro de 2017 - 09:16 - atualizado em 02 de fevereiro de 2017 - 14:51

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