Smarketing: Por que seu time de marketing e vendas precisam estar alinhados

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Desenvolver o smarketing em seu empreendimento e manter os setores de marketing e vendas em um processo de conversa constante, pode trazer resultados elevados para sua empresa. Mas afinal, como o smarketing funciona na prática?

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14 de julho de 2017

Smarketing: Por que seu time de marketing e vendas precisam estar alinhados

14 de julho de 2017 - 08:30 - atualizado em 16 de abril de 2024 - 17:21

Antes mesmo de dar início a esse artigo gostaríamos de lhe apresentar a definição de smarketing. Basicamente, o termo consiste na junção entre vendas (sales, em inglês) + marketing. O resultado é exatamente esse: smarketing.

Mas afinal, porque tem sido tão importante esse alinhamento entre os setores de marketing e vendas e como centenas de empresas estão alcançando resultados positivos com essa mudança? 

A seguir, conheça mais sobre o smarketing e entenda como ele pode promover uma enorme mudança em sua empresa.

• O que é Smarketing e qual é a sua importância

Na grande maioria das empresas, é muito comum nos depararmos com o time de vendas de um lado e o do marketing de outro completamente diferente, sem que haja qualquer tipo de integração entre as áreas. 

Apesar do objetivo de ambas as equipes ser o mesmo (conclusão de vendas) em grande parte das empresas elas não se comunicam como deveriam e, consequentemente, não conhecem métodos e processos utilizados pela outra área para chegar até o objetivo final.

Mas afinal, o que leva a tanto atrito, visto que ambos jogam a favor do mesmo time?

Pois é. Tanto o setor de marketing como de vendas são responsáveis pela rentabilidade e crescimento da empresa pela qual trabalham.

Se por um lado o marketing tem como principal foco a prospecção e fidelização de clientes, o setor de vendas visa o fechamento de negócios na prática e de modo mais individualizado.

Resumidamente, o time de vendas completa o que o time de marketing começou – enquanto este trabalha de modo a permitir que as vendas sejam cada vez mais gradativas. 

Esse é um ciclo que precisa estar alinhado. Afinal, desenvolver o Smarketing em seu empreendimento e manter os setores de marketing e vendas em um processo de conversa constante, pode trazer resultados elevados para sua empresa – seja qual for o tamanho ou segmento do mercado. 

Um estudo realizado pela HubSpot, apontou que as organizações que optam por manter o time de vendas e marketing em sintonia, conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual. Conheça outros benefícios possíveis através do processo de smarketing.  

Resultados com o Smarketing

Entre os principais resultados com o smarketing que sua empresa poderá usufruir após possibilitar essa integração entre os dois setores podemos destacar:

-> Trabalho em conjunto com o objetivo de aumentar os lucros, as vendas e o faturamento da empresa como um todo;

-> Muito mais transparência, visto que ambos os times deverão se comunicar sobre o progresso e andamento como um todo de suas tarefas;

-> Quebra de paradigmas e aumento de resultados, criando um ciclo em que todos os setores saem beneficiados.

Vale ressaltar que os times de vendas e marketing não devem estar alinhados unicamente no sentido de dividirem metas e objetivos. A comunicação direta também é um fator crucial e que fará toda a diferença no bom funcionamento desta estratégia. E não estamos falando de telefones, mensagens ou e-mails – mas sim, de reuniões presenciais.

Para tal, recomendamos reuniões semanais para alinhamentos mais básicos (como sobre personas e andamento de tarefas) e reuniões mensais para discussões de pontos mais específicos e profundos das estratégias em conjunto.

E você, já implementou o smarketing em sua empresa? Compartilhe conosco sua experiência!

14 de julho de 2017 - 08:30 - atualizado em 16 de abril de 2024 - 17:21