A nave 110 foi acionada para uma missão que exigia ainda mais ousadia e relevância de nossos astronautas: desenvolver e implementar ações no período pré, durante e pós-participação da Ademicon no Big Brother Brasil 2022.
A Ademicon patrocinou a primeira prova do líder da “fase turbo” do BBB 22, e a presença da marca no reality show, juntamente com uma estratégia digital bem alinhada, foi um marco para a empresa, possibilitando reconhecimento nacional e expansão da presença digital. A participação do cliente foi na prova do líder do dia 03/04 e encaramos essa presença no reality como uma excelente oportunidade para expandir a marca no digital.
cases
Ademicon no BBB: como marcar presença no digital a partir da participação no maior reality show do país?
O Cliente
A Ademicon é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em todos os segmentos e conta com três frentes de atuação: consórcio de imóveis, veículos e serviços. Além disso, administra consórcios de marcas parceiras como: Suzuki, Mitsubishi, Librelato, New Holland e IVECO.
Em 30 anos de atuação no mercado de consórcios, a marca estreou em 2022 sua participação na prova do líder do maior reality show do país, o BBB. Essa decisão foi uma forma de aumentar a visibilidade da marca e ser lembrada, já que o reality causa grande repercussão e audiência em todo o Brasil.
A Ademicon e a Agência 110 vêm fazendo um trabalho de peso em diferentes estratégias digitais, confira outras ações realizadas em 2021.
O Desafio
- Como potencializar a visibilidade da marca no maior reality show do país através de seus canais digitais?
- Como relacionar o universo de consórcio e investimentos ao de um reality show?
- Como ampliar presença e lembrança de marca no ambiente digital?
- Como gerenciar um alto número de interações de forma ágil, organizada e relevante?
Ideia 110
Social
Ficamos responsáveis pelo planejamento, execução e monitoramento da comunicação digital nos períodos pré, durante e pós-participação da Ademicon no BBB, o que garantiu uma aproximação com o público-alvo por meio do Instagram, Facebook e Twitter da marca.
- Twitter: Um dos primeiros passos foi a ativação de uma conta no Twitter para a Ademicon, já que era importante estar presente na rede social que mais gera conteúdo relacionado ao BBB 22. Dentro do twitter desenvolvemos conteúdos voltados para o branded content e influenciadores.
- Tom de voz e linguagem: Em nossos conteúdos, aproveitamos falas, bordões e situações que aconteciam dentro do reality, como uma forma de alinhar o universo BBB ao universo da Ademicon. Essa foi uma das estratégias para manter a marca no pensamento das pessoas mesmo após a participação da Ademicon dentro da casa mais vigiada do Brasil.
- Dia da prova: Na criação de conteúdo para as redes, aproveitamos a interação em tempo real do público com menções, imagens e acontecimentos referentes à participação da Ademicon no dia da prova do líder, evidenciando não só a ação, como também fortalecendo a imagem e propósito da marca, e a proximidade com o usuário. O uso das hashtags foi essencial para essa estratégia.
Monitoramento
- Mensuração e análise: Todas as interações e dados da campanha precisaram ser monitorados, mensurados e analisados sob métricas sólidas, para uma decisão sobre os passos a serem tomados em cada canal.
- Menções e respostas: As menções à Ademicon explodiram nas redes sociais, principalmente durante o momento da prova do líder, o que exigiu da 110 um esforço e planejamento rápido sobre cada uma delas.
Inbound
A ação do BBB tinha como objetivo direcionar o novo público para uma campanha digital exclusiva. Com a criação de um simulador, respeitando as fases da jornada do consumidor, atuamos em duas frentes de inbound marketing:
- Suporte ao time de vendas: Utilização de uma ferramenta de suporte para fortalecer a autoridade da marca e o relacionamento com o novo público.
- Captação/recuperação do público: Ferramenta de captação/recuperação do público que ainda não demonstrou interesse em avançar na jornada realizando a simulação na LP ou no hotsite.
Mídia
Planejamos e executamos ações de mídia ao longo da campanha. Inclusive, como alguns merchandisings foram feitos em programas da Rede Globo e, para efetividade dessa estratégia, os esforços em mídia foram intensificados no momento em que eles aconteciam, ou seja, o público estava rodeado por Ademicon em todas as frentes do digital.
- Google Search + Google Display: Com a visibilidade que a marca atingiu com a ação no BBB, a rede de display e search do Google foi uma aliada para atingir a grande massa com investimentos a nível nacional.
- Facebook Tráfego e Conversões: Dentro do Facebook a estratégia de conversões foi nosso principal foco de esforços e investimento, principalmente como forma de mensurar o tráfego no site a partir das peças de mídia.
Resultado
O patrocínio da Ademicon na prova do líder trouxe resultados significativos para a marca logo nos primeiros momentos. Números como, por exemplo: ✔ + de 4 mil menções
✔ + de 7 milhões de interações nas redes sociais
✔ + de 12 mil novos seguidores em 3 dias
✔ 922% de aumento na quantidade de leads entre os dias 03/04 e 04/04
Conclusão
Tivemos um grande volume de menções e comentários positivos sobre a prova e sobre a Ademicon, que gerou diversas interações orgânicas de participantes do reality, influenciadores - principalmente do Twitter - e páginas oficiais da Globo.
O aumento significativo na quantidade de leads foi um exemplo de alguns casos de mídia espontânea. Isso mostra que a Ademicon marcou presença não somente no reality e nas mídias sociais, mas também na memória do público.
Outros resultados ainda estão surgindo, mesmo após a prova do líder, juntamente com a campanha exclusiva da Ademicon que permanece no ar, trazendo resultados positivos diariamente às metas da empresa.