Colégio Erasto Gaertner

Palavras Que Transformam

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Um case pra deixar o coração quentinho! O filme produzido para o Colégio Erasto Gaertner para a campanha de matrículas, em parceria com a produtora Alameda Criativa, gerou grande comoção na comunidade escolar e externa. Houve muita troca de carinho nas redes sociais, o que deixou ainda mais claro que nosso objetivo foi alcançado com muito sucesso.

cases

Palavras Que Transformam

15 de julho de 2021 - 14:46 - atualizado em 29 de julho de 2021 - 14:00

O Cliente

O Colégio Erasto Gaertner é uma escola cristã menonita localizada no bairro do Boqueirão, que trabalha com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A instituição busca unir a fé e o conhecimento na formação dos alunos, com o objetivo maior de não formar apenas adolescentes para o vestibular, mas sim, prepará-los para a vida, com valores éticos e cristãos. Fundado em 1936 por imigrantes alemães, o colégio já possui 85 anos e muitas histórias lindas a serem contadas!
O Erasto busca ao máximo transmitir mensagens de acolhimento, amor e empatia aos alunos e à comunidade. A nossa função como agência de marketing digital foi sempre encontrar as melhores formas de espalhar estas mensagens para que cada vez mais pessoas pudessem ser impactadas com os valores e conteúdos inspiradores da marca.

O desafio

Ao difundir estes conteúdos nas redes sociais, percebemos que o engajamento do público sempre foi muito alto, vindo de forma extremamente positiva e carinhosa. Isso demonstrou o quão forte era a identificação dos seguidores com o colégio e os seus valores, despertando a ideia de como poderíamos direcionar essa identificação para uma campanha de matrículas. Mas, em um meio onde todos os concorrentes estão focados na comunicação de venda de matrículas, como se destacar com relevância?
Esta pergunta nos moveu para ir além e nos motivou a criar uma campanha de viés emocional que fosse de encontro com os principais valores da instituição, ao mesmo tempo em que enaltecia tantos anos de encontros e histórias dentro dos 22.000 m² de estrutura do colégio.

Ideia 110

Nosso principal objetivo com o projeto foi mostrar que palavras de carinho e admiração possuem um poder transformador enorme. Para isso, idealizamos a criação de um filme publicitário que demonstrasse de forma concreta esse nosso objetivo e assim surgiu o título: Palavras que Transformam.
A partir do conceito, buscamos duplas de pessoas que tivessem relações com o Erasto e que foram consolidadas no dia a dia da instituição, tanto para homenagear quanto para serem homenageadas também. A mecânica envolveu todo um pré-roteiro com as duplas para entender a relação de cada uma.
A coleta dos depoimentos foi seguida da edição em tempo real para uma versão com as principais citações e, logo em seguida, o segundo membro da dupla era homenageado com o material. A agilidade no processo de gravação, edição e entrega permitiu o maior impacto emocional possível na ocasião e cada sentimento captado ficou com uma essência e sinceridade sem igual.
Ficou curioso(a)? O resultado final é lindo e você pode conferir o vídeo completo aqui!


Resultado

Com a criação e veiculação do filme no ambiente online, tínhamos 4 metas principais a serem conquistadas:

  • Buzz, com a propagação da mensagem e conceito de cultura da empresa aplicado na instituição.
  • Elevar a Taxa de Engajamento da página nas redes sociais, preparando o território de resultados para a posterior campanha de matrículas.
  • Lembrança de marca do Colégio Erasto.
  • Expandir os índices share da página da marca a um público externo, rompendo as barreiras de um colégio regional do Boqueirão.

Nem precisamos dizer que as metas foram alcançadas com muito sucesso! Com duração de uma semana, a campanha foi veiculada no caderno de educação da Gazeta do Povo, no YouTube e na página do Facebook do Colégio Erasto Gaertner, resultando em:

+ de 270 mil visualizações do filme;

+ de 3 mil reações no post do Facebook e 100% positivas;

+ de 1.120 compartilhamentos do vídeo no Facebook;

+ de 231 comentários;

+ de 500 mil usuários impactados;

+ de 900 mil impressões da peça.

Conclusão

Não foram só os números que aumentaram. O amor dos usuários pela campanha ficou claro também nos resultados! Além do feedback positivo do público externo, as interações entre os participantes do filme + o público da escola mostrou que todo o trabalho valeu a pena! Em consequência, a campanha foi notada por grandes portais que nos ajudaram a levar essa mensagem de amor e carinho ainda mais longe. <3


15 de julho de 2021 - 14:46 - atualizado em 29 de julho de 2021 - 14:00

Outros cases