Aliança Empreendedora

Campanha do projeto #ElaFazHistória

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Uma causa que valeu todo o esforço e trabalho da 110: assim foi a primeira fase da campanha para o projeto #ElaFazHistória. Milhões de mulheres por todo o Brasil foram impactadas com estratégias de mídia e anúncios que visavam levar empoderamento e oportunidade de capacitação profissional para empreendedoras de baixa renda.

cases

Campanha do projeto #ElaFazHistória

10 de novembro de 2021 - 10:54 - atualizado em 10 de novembro de 2021 - 11:04

O Cliente

A Aliança Empreendedora é uma organização voltada para a transformação da realidade social de empreendedores em todo o Brasil, principalmente microempreendedores de comunidades e periferias. Trabalham atualmente com 19 projetos para ampliar o conhecimento e as oportunidades profissionais desse público.
 
O #ElaFazHistória é um programa oficial do Facebook para empoderar mulheres donas do seu próprio negócio. A proposta surgiu em 2016 e já capacitou mais de 1 milhão de mulheres em 38 países. O projeto recebeu como parceiros nessa jornada de transformação e conhecimento a Aliança Empreendedora e o projeto Tamo Junto. União que rendeu cursos 100% online, gratuitos e completos.

O Desafio

A missão que chegou até a nossa base era tornar esse projeto cada vez mais conhecido entre o público feminino, por meio de anúncios, principalmente para mulheres empreendedoras entre 25 e 40 anos em situação de vulnerabilidade social. Além de aumentar o alcance, mantivemos o foco em trazer inscrições para os cursos de Educação Financeira, Marketing Digital e Formalização.

Ideia 110

Para aumentar o reconhecimento da marca e maior geração de leads em potencial foram feitos estudos do mercado atual e do público. Após isso, colocamos a mão na massa com as seguintes ações: 

  • Facebook Ads: trabalhamos com anúncios estáticos, em GIF e carrosséis para as redes sociais da Aliança, com o objetivo de divulgar os cursos de Educação Financeira, Marketing Digital e Formalização. A ideia era ressaltar a diferença que esses cursos poderiam fazer na carreira das mulheres empreendedoras, além da gratuidade e plataformas 100% online.
  • Ads Sazonais: além de ads focados no conteúdo dos cursos, buscamos nos aproximar ainda mais do público-alvo por meio dos criativos e textos. Por isso, outra estratégia utilizada foi o desenvolvimento e a veiculação de anúncios sazonais, principalmente no mês  de maio, quando é comemorado o Dia das Mães. A intenção era conversar com mulheres que conciliam os desafios da maternidade e do empreendedorismo, mostrando como os cursos poderiam auxiliá-las
  • Carrossel: apesar de trabalharmos com anúncios estáticos, os carrosséis tiveram maior ênfase, pois levaram mais explicações sobre os temas e formas de acessar os cursos. Cerca de 80% das taxas de conversão ao longo da campanha aconteceram por meio desse formato.
  • Google Display: outro formato de anúncio escolhido para a divulgação dos cursos foi o Google Ads, que apesar de comportar apenas as principais informações do projeto, apresentou bons resultados durante a campanha.

Resultado

Em quatro meses de campanha, chegamos a resultados como:

✔  + de 2 milhões de empreendedoras foram impactadas pelo projeto.
✔ Até o momento, mais de 3 mil mulheres já se inscreveram e deram o primeiro passo para a sua independência financeira.

Conclusão

O projeto chegou até mulheres de todos os estados do Brasil. O carrossel foi o formato que melhor performou e gerou 80% das conversões ao longo da campanha. Milhares de empreendedoras fizeram sua inscrição e começaram sua jornada de estudos e desenvolvimento profissional.Mas essa missão não para por aqui. Seguimos em mais uma fase, com novos desafios e o mesmo objetivo: alcançar microempreendedoras de todo o país e oferecer a capacitação profissional certa para mais resultados em seus negócios e fazê-las protagonistas da sua própria história


Se você deseja resultados de impacto para o seu projeto, negócio ou empresa, entre em contato com a 110!

10 de novembro de 2021 - 10:54 - atualizado em 10 de novembro de 2021 - 11:04

Outros cases