São várias as vantagens do e-commerce em relação a uma loja física, mas alguns cuidados são necessários para você não perder espaço online. Confira!
Os e-commerces crescem a cada ano e estão cada vez mais populares entre os brasileiros. As vantagens são muitas, por exemplo:
-
Preços competitivos;
-
Diversas opções de pagamento;
-
Comparação de preços pela internet;
-
Praticidade, entre outros.
Há, porém, diversas situações negativas que um e-commerce pode enfrentar, resultando em perda de competitividade e de espaço em relação aos seus concorrentes.
Para evitá-los em seu e-commerce, apresentamos aqui 6 erros que podem prejudicar o crescimento do seu modelo de negócios online. Acompanhe!
Erros para evitar no seu modelo de e-commerce
1 - Não ter um site responsivo
O site da sua empresa precisa ser compatível e ajustável com dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Um estudo elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país demonstrou que 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses.
A maior parte das compras é feita por meio de computadores ou notebooks (67%), mas 21% já utilizam os smartphones para compras online.
Esse número de compradores por smartphones só tende a crescer. Quanto mais rápido a sua empresa tiver um site responsivo, facilitando a experiência de compra, mais vantagens seu e-commerce terá em relação à concorrência.
2 - Poucas opções de pagamento
Uma das vantagens do e-commerce é oferecer diversas formas de pagamento, criando mais possibilidades para o cliente. Quando, no entanto, essa oferta é reduzida, acaba-se criando uma barreira e desestimulando a transação.
Levando em consideração que a etapa de pagamento é a última, essa falta de opções pode ser um problema maior. Imagine um cliente tendo uma ótima experiência no seu e-commerce, passando por todas as etapas e, na hora de finalizar a compra, não encontra a sua opção de pagamento. Pode ser uma situação bem frustrante.
Por isso, atualize as suas formas de pagamento e busque ter sempre, também, as mais modernas.
3 - Lentidão no carregamento de páginas
Em um mundo online extremamente rápido, esperar o carregamento de páginas na hora de realizar uma compra pode estragar a experiência. Tudo o que o consumidor deseja é agilidade e praticidade, que são vantagens do e-commerce em comparação com as lojas físicas.
Além de afetar a experiência do cliente em potencial, esse tipo de problema tem um elemento adicional para o seu e-commerce: prejudica no ranking dos motores de busca.
Essa lentidão pode ter vários motivos:
-
Imagens pesadas;
-
Problemas de servidor;
-
Excesso de scripts, códigos e plugins.
4 - Não cumprimento dos prazos de entrega
Para ter um e-commerce de sucesso, além de oferecer uma excelente experiência de navegação no site, também é preciso que os serviços e prazos sejam cumpridos à risca.
Se conseguir entregar com antecedência, melhor ainda. Como há muitas reclamações sobre demora no mercado, sai na frente quem entrega antes.
Como fazer isso? Alinhe a estratégia com a sua cadeia de fornecedores e gerencie o seu estoque para que sempre tenha os produtos.
5 - A falta de um blog para a plataforma
Estamos na era do conteúdo. Isso quer dizer que, além dos produtos e serviços que o seu e-commerce oferece, ele também precisa informar os seus clientes e criar conversa.
Ao fazer um blog, o e-commerce trata de tópicos pertinentes aos seus negócios, dando dicas, apresentando produtos e melhores práticas. Essa ações ajudam na construção de marca, podendo torná-la referência no assunto.
6 - Ausência de redes sociais para a empresa
Na mesma esteira da criação de um blog, um e-commerce hoje precisa ter redes sociais, como Facebook, Instagram e Whatsapp.
Utilizando esses canais de forma inteligente, o seu negócio pode compartilhar as novidades, informações do setor, posts do blog, novos produtos etc.
Com a criação contínua de conteúdo relevante, abre-se aqui uma janela de oportunidades. Se bem explorada, isso significará melhores resultados no futuro.
-----
E aí, gostou do conteúdo? Ficou empolgado com as vantagens de um e-commerce? Acesse aqui e saiba como formalizar sua loja online com as dicas que temos para você!