Conheça os 7 problemas mais comuns do marketing digital nas empresas

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Saiba quais são os 7 erros recorrentes das estratégias de marketing digital e descubra como evitá-los com as nossas dicas!

blog

08 de agosto de 2022

Conheça os 7 problemas mais comuns do marketing digital nas empresas

08 de agosto de 2022 - 13:44 - atualizado em 21 de novembro de 2024 - 01:45

O marketing digital é uma estratégia capaz de gerar excelentes resultados para sua empresa, porém, é preciso ter cuidado para evitar alguns erros na sua execução.

Se sua organização está começando a lidar com este assunto, é importante conhecer quais são os problemas mais comuns e como evitá-los para que não haja prejuízos de tempo e de recursos.

Fique por dentro dos principais desafios dessa área, para isso separamos neste artigo 7 situações que merecem sua atenção. Faça a leitura e tire suas dúvidas.

1. Não compreender a amplitude e as características das estratégias do marketing digital

Para evitar os erros, o melhor caminho é conhecer bem o conceito. O Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicação que as companhias utilizam na internet e outros meios digitais. Isso é feito com o objetivo de divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Sendo assim, o processo vai muito além da publicidade tradicional e permite que uma empresa faça diversas ações para atrair, informar, fidelizar e encantar consumidores.

Muitas vezes, as equipes ficam sem tempo e critério para avaliar se seus projetos no setor estão dando certo e estão utilizando o meio de comunicação correto.

Por isso, você precisa entender o básico de cada tática, pois somente assim vai compreender o tempo médio de resultado, qual é a melhor estratégia e quais canais atendem melhor seus objetivos

Conforme você entende e domina a forma de se construir ações de marketing digital, outras questões se tornam mais claras, como o custo médio das operações, o tom de voz ideal para falar com o seu público e necessidades que precisam ser alinhadas internamente, se tornarão mais assertivas para você e seu time.

É preciso compreender os principais pontos das estratégias para não ocorrer os problemas no setor. Assim, seus colaboradores podem investir no que traz resultados concretos, sem perder tempo nem dinheiro.  

2. Falta de metas e objetivos bem definidos

Um dos grandes problemas neste setor são metas e objetivos que não ficam bem definidos. Isso porque é praticamente impossível obter resultados sem o devido planejamento e foco.

Desse modo, se você não tem propósitos claros a seguir e não sabe onde quer chegar, seus processos ficam vagos e dificilmente vão trazer resultados.

Sua companhia pode construir diversos objetivos, desde os mais simples, como aumentar a quantidade de seguidores em um perfil do Instagram, até os complexos, como aumentar em 25% a quantidade de leads gerados pelo blog.

Mas atenção, não adianta de nada traçar um plano que você não consegue cumprir. Dessa maneira, tempo e recursos serão desperdiçados. Ao insistir em uma ideia errada, você fica mais longe de atingir o sucesso do seu negócio.

Criar objetivos além de nortear a equipe, a coloca em sintonia e com foco em um plano comum, de conhecimento de todos. Com metas bem construídas, fica mais fácil mensurar o sucesso do negócio.

3. Falta de métricas e KPI’s

De maneira clara, as metas de uma instituição são os objetivos que elas desejam alcançar. Tudo isso deve ser possível de ser realizado dentro de um prazo estabelecido perante o segmento de mercado.

Construídos seus propósitos, é preciso ter ferramentas para medir o progresso delas. E para fazer esse trabalho de mensuração são utilizadas as métricas. Portanto, quem faz todo o processo precisa definir esses índices.

Não mensurar os resultados através de KPI’s é um dos problemas no setor. Isso porque essa é a parte determinante para comprovar a eficiência e a importância de suas estratégias. Somente assim é possível saber o que está dando certo e errado.

Os índices e os KPI’s são indicadores menores que controlam a progressão para conquistar os devidos resultados, além trazer um feedback das estratégias positivas e negativas.

4. deixar o marketing digital na mão de quem não entende do conceito

É de extrema importância ter um profissional no negócio que seja mais próximo da agência e tenha um foco no ambiente digital para agilizar as estratégias e dar continuidade na área de marketing.

Além disso, deixar que uma pessoa fora do setor gerencie os projetos acaba por gerar processos lentos e ineficientes. Isso porque a área inclui etapas cheias de detalhes que apenas especialistas são capazes de lidar da maneira correta.

Colocar nas mãos de profissionais é sempre o melhor caminho a seguir. Ele será o responsável por tarefas como a produção de briefings, conduzir negociações, aprovar materiais, disponibilizar informações, entre outros.

Colaboradores de outras áreas, por mais qualificados que sejam, possuem outras atribuições e, por vezes, não conseguem dedicar à agência a atenção que ela precisa.

Um especialista poderá avaliar de forma mais assertiva se os investimentos estão de acordo com as necessidades da organização, por exemplo. Otimizando assim os recursos da instituição e o tempo da agência.

5. Desalinhamento entre setor de marketing e vendas ou comercial

Um dos problemas no setor é o desalinhamento entre as equipes de marketing e vendas. É muito comum que os colaboradores tenham pensamentos divergentes, afinal são de áreas diferentes. Contudo, eles devem trabalhar em conjunto a fim de alcançar as metas da empresa.

Quando setores que devem operar em equipe assumem  posições diferentes, isso afeta o negócio de maneira negativa como um todo. Por isso, é necessário aperfeiçoar o relacionamento entre as áreas de marketing e de vendas. As equipes devem estar integradas desde o planejamento, até a definição de metas e estratégias.

O Vendarketing discorre sobre o trabalho em conjunto dessas duas áreas. Marketing e Vendas precisam determinar seus acordos de níveis de serviço ou SLAs. Sendo assim, os setores sabem quais são as obrigações de cada um.

O setor comercial está sempre em contato com os clientes e possui informações valiosas para a equipe de marketing. Esses, por sua vez, lançam estratégias para atrair consumidores que seguirão com o pessoal das vendas. Por isso, todos devem estar alinhados e trabalhar em conjunto.

O contrário também é válido, com as informações do comercial, o setor de marketing consegue entender melhor quem é o cliente, que tipo de pessoa chega até o fim do funil mas não converte e quais as razões que estão impedindo esta etapa.

6. Falta de histórico e aprendizado do trabalho já feito

Cada ação ou alteração de estratégia deve ser anotada. Isso porque ela torna uma espécie de banco de conhecimento dentro da companhia. Desse modo, podendo ser estudada e analisada qualquer momento a fim de trazer soluções melhores para a instituição.

Diante disso, é possível criar metas que tenham mais chance de sucesso. Além disso, evita que, com o decorrer do tempo, a companhia tome decisões que não funcionam por já terem sido testadas no passado.

Ao anotar o histórico e estudar o trabalho que já foi feito, é criada a possibilidade da empresa aprender mais sobre seu público e seu comportamento.

Muitas organizações tomam decisões no passado considerando algum aprendizado ou descoberta que tiveram. Com o passar do tempo, da falta de anotações e do armazenamento correto destes processos, erros voltam a se repetir e a estratégia regride.

Por isso, é necessário manter um histórico dos resultados de todos os processos já feitos. Assim como o aprendizado de todo o trabalho já feito na companhia.

7. Transparência de informação entre empresa e agência

É muito importante estruturar um bom relacionamento entre agência e cliente, pautado na transparência e boa comunicação. O trabalho sempre deve ser feito de maneira conjunta para que ambos exerçam a sua função de maneira correta. Quanto mais informações existir entre os canais, melhor será o resultado.

Por isso é fundamental que os dados não sejam ocultados entre as partes, pois eles podem definir o sucesso ou regresso de uma estratégia. Noções como taxa de vendas, ticket médio, qualidade de leads, entre outras são fundamentais para o alinhamento geral.

E não contar com auxílio profissional pode ser um grande problema. Muitas companhias ainda insistem em economizar neste setor, fazendo tudo dentro de casa e sem especialistas. Elas não percebem que isso pode afastá-las do sucesso, gerar problemas de comunicação com clientes e inserir a instituição em uma rotina de ações pouco assertivas.

Para evitar isso, é melhor contratar uma agência. É um investimento, não um prejuízo, já que boas propostas são feitas e há maior chance de sucesso.

Como você pode ver ao longo deste artigo, é comum que ocorram problemas no marketing digital da empresa, pois são muitos os detalhes que devem ser estudados a fim de garantir que as métricas sejam positivas.

A Agência 110 e sua expertise estão à disposição das organizações que buscam resultados positivos na área. Como adicional, convidamos o leitor a seguir aprendendo sobre o assunto com a leitura do ebook “Como gerar mais leads para sua empresa”.

08 de agosto de 2022 - 13:44 - atualizado em 21 de novembro de 2024 - 01:45

Posts relacionados