Tendências no marketing digital para a Black Friday 2022

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Veja aqui o que está bombando em marketing digital e certamente pode transformar em sucesso as suas estratégias para a Black Friday 2022. Confira!

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12 de setembro de 2022

Tendências no marketing digital para a Black Friday 2022

12 de setembro de 2022 - 10:13 - atualizado em 23 de abril de 2024 - 06:39

O dia mais aguardado para compradores e empresas está chegando. E um excelente motivo para você considerar — se não priorizar — suas ações de marketing digital para a Black Friday 2022, é saber que o mercado movimentou R$ 4 bilhões em 2021 somente nesta data.

São números expressivos e que mostram o quanto o e-commerce e as ações digitais têm um peso valioso nas estratégias de atração de clientes em um dos períodos mais movimentados do ano.

E, ao longo deste post, vamos mostrar o que é tendência em marketing digital em 2022. Assim, você tem tempo de sobra para analisar e implementar as ações que melhor podem se traduzir em resultados para a edição deste ano, que acontece no dia 25 de novembro.

Por que se preparar para a Black Friday 2022?

Uma boa razão foi apontada por meio de uma pesquisa da Globo: 50% dos consumidores pretendem ir às compras na Black Friday 2022.

O que evidencia boas oportunidades de vendas, considerando que o cenário atual de inflação e pós-pandemia poderia agravar uma recessão e freada no consumismo do brasileiro.

Então, considerando os recordes batidos nas edições anteriores, essa pode ser uma grande oportunidade de antecipar as demandas e gerar estratégias que conquistam resultados.

Algo que pode ser feito por meio de algumas das tendências que vamos listar abaixo!

Quais são as tendências em marketing para usar na Black Friday?

Live commerce

O live commerce é uma tendência que ganhou força na Black Friday 2021 e deve seguir valorizada este ano.

E o que seria esse conceito? Por meio do auxílio de influenciadores ou de representantes da marca em si, empresas usam as redes sociais para divulgar novidades e ofertas ao vivo. Pode ser em uma live no Facebook ou no Instagram, por exemplo, e essas condições exclusivas podem ser acessadas via QR Code.

Um jeito eficiente e simplificado de atrair compradores e gerar oportunidades em curtíssimo prazo. É só escanear o código e o cliente já tem meio caminho andado para a compra.

Dessa forma, o uso deste processo deve ser pensado como um diferencial de acordo com o perfil do seu público-alvo. Por exemplo: diagnosticando os itens mais cobiçados pelo consumidor e, com isso, usar essa estratégia de marketing digital para despertar o desejo pela mercadoria.

Mídia paga e mídia orgânica

Essa é uma tendência do marketing digital que não sai da moda — seja para um e-commerce ou loja física.

O SEO e as estratégias de anúncios nas redes seguem como diferenciais competitivos para qualquer negócio, independentemente do ramo ou do porte da organização. E com um planejamento eficiente pautado pelo conhecimento da sua persona, você usa essas ações para direcionar a produção de conteúdo para gerar resultados.

E você nem precisa focar prioritariamente na mídia paga — já que na Black Friday 2022 e nas edições anteriores os preços tendem a disparar por conta do aumento de demanda. Com uma ação antecipada no tráfego orgânico, é possível ranquear melhor as suas páginas.

Consequentemente, você adquire um reforço de longo prazo para as suas ações, já que o SEO perdura e necessita de pouca manutenção (como a atualização e otimização de conteúdos) para permanecer gerando resultados mesmo após a Black Friday.

Diferenciais das principais redes sociais

Marketing digital e redes sociais estão intimamente relacionados. O melhor é que cada uma delas possui diferenciais que agregam em oportunidades para atrair pessoas e gerar mais vendas.

Por exemplo: Facebook, Instagram ou mesmo o YouTube podem ser as ferramentas ideais do já citado live commerce.

Por sua vez, as dinâmicas trends do TikTok são de grande valor para despertar o interesse e o desejo do seu público-alvo.

Também não podemos esquecer do e-mail marketing — que não é uma rede social, mas pode ser a etapa posterior para gerar leads qualificados. Ações direcionadas de ofertas exclusivas para diferentes perfis pode ser um artifício importantíssimo para aumentar as suas vendas.

Afinal, este processo ainda é reconhecido como o canal mais eficiente para gerar resultados.

Combine planejamentos, portanto, e extraia o melhor de cada ferramenta e plataforma com base nas preferências da sua persona.

Esteja em todo lugar

Mas que todo lugar seja aquele onde o seu público-alvo se concentra. E, aqui, estamos falando em canais de atendimento que ajudam a tornar a experiência de compra/relacionamento mais:

  • Ágil;
  • Positiva;
  • Eficiente.

Chatbots, por exemplo, estão em alta e podem ajudar não apenas na Black Friday 2022. Isso porque, a tecnologia de machine learning aprende, gradativamente, a tornar a experiência ao cliente melhor.

E de maneira automatizada, agregando em agilidade e em volume de respostas.

Sem falar que esse tipo de solução vai além do atendimento ao consumidor e pode propor notificações customizadas (disparadas por e-mail, posteriormente) e agregar em novos insights e oportunidades de negócios.

Com o que mais se preocupar para vender mais na Black Friday 2022?

Além das tendências de marketing digital, vale a pena observar e compreender os comportamentos dos seus clientes e consumidores em potencial.

Por meio dessa análise qualitativa, fica mais fácil entender como ir além do preço baixo como atrativo na Black Friday. Experimente, também:

  • Focar mais na experiência do cliente;
  • Garantir um atendimento ágil e efetivo;
  • Posicionar-se com transparência e credibilidade.

Perceba que mesmo essas questões podem ser profundamente relacionadas com as tendências de marketing que mencionamos acima. Vale a pena diagnosticar as ações mais alinhadas com o perfil da sua marca e as características das personas, para realmente inovar positivamente nos meses mais concorridos do calendário varejista.

E agora que você já conhece algumas ações produtivas para transformar a Black Friday 2022 em um sucesso na sua companhia, que tal reforçar esses planejamentos para além das datas comemorativas?

Para isso, dê uma conferida em nosso artigo que explora algumas das tendências em marketing digital que chegaram para ficar!

12 de setembro de 2022 - 10:13 - atualizado em 23 de abril de 2024 - 06:39

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