O que é marketing multicanal e como aplicá-lo em sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Entenda como funciona a estratégia de marketing multicanal e quais as vantagens em adotá-la na sua empresa.

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01 de novembro de 2021

O que é marketing multicanal e como aplicá-lo em sua empresa?

01 de novembro de 2021 - 11:28 - atualizado em 20 de novembro de 2024 - 09:44

O marketing multicanal é uma estratégia que tem como objetivo levar a sua marca para diferentes canais. Para isso é preciso identificar em quais redes o seu público-alvo se encontra e garantir que seus produtos ou serviços tenham visibilidade nesses ambientes.

São muitos os meios e as formas de captar novos clientes, entre eles estão:

  • Loja física;
  • E-commerce;
  • Marketplaces;
  • Redes sociais;
  • Blog;
  • E-mail.

Mas o foco do marketing multicanal não é utilizar todos os canais. Essa estratégia só funciona quando se entende em quais canais é possível atingir o maior número de clientes em potencial.

Sendo assim, você pode depositar os seus investimentos e os seus esforços nos canais que poderão trazer resultados positivos para o seu negócio.

Quer aprender mais sobre o funcionamento do marketing multicanal? Então prossiga com a leitura e descubra as vantagens dessa estratégia.

Qual a diferença entre marketing multicanal, marketing tradicional e omnichannel?

É comum que haja confusão entre os termos de marketing multicanal, marketing tradicional e omnichannel. Apesar de ambas utilizarem diferentes tipos de canais ao mesmo tempo, elas são completamente diferentes.

Por isso, neste tópico vamos esclarecer para você o que significa cada estratégia e quais as suas diferenças. Confira!

Marketing multicanal

Como dito anteriormente, no marketing multicanal a marca tem sua presença divulgada em diversos meios, para dessa forma garantir um maior alcance do seu público-alvo e consequentemente aumentar a suas vendas.

O marketing multicanal limita as áreas de comunicação e marketing de um negócio, com o objetivo de captar novos clientes de diferentes formas e apresentar o seu produto ou serviço.

Marketing tradicional

O marketing tradicional é mais abrangente, conhecido e utilizado pelas grandes empresas. Seu objetivo é definir e escolher as campanhas e os canais para a divulgação da sua marca, mas não tem obrigatoriamente o compromisso de ampliar ao máximo o seu alcance.

Omnichannel

No omnichannel tem como objetivo a integração entre todos os possíveis pontos de contato com o cliente dentro de uma empresa. Nesse caso setores como vendas, atendimento ao cliente e os meios das campanhas de marketing são integrados.

Dessa forma, ao comprar um produto pela internet e ao recebê-lo o cliente verificar que o mesmo não serviu, ele pode ir até uma loja física para trocar a peça pelo seu tamanho ideal. Hoje já é possível ver algumas marcas que tentam integrar todos os seus canais de contato com o seu cliente.

Quais são as vantagens do marketing multicanal?

O marketing multicanal pode ser uma ótima forma de expandir os negócios, aumentar a taxa de conversão e conseguir uma presença mais consistente em diferentes canais.

Confira abaixo quais são as principais vantagens de se usar essa estratégia:

Brand awareness potencializado

Quando os clientes se envolvem com as campanhas, o conhecimento da sua marca é potencializado, assim como a maneira como ela age e o que ela promove. Sendo assim, uma das principais vantagens do marketing multicanal é o brand awareness.

Essa consciência da marca potencializada se torna possível devido a escolha de uma campanha que praticamente cerca o cliente. Portanto, com mais meios de contato para levar a sua mensagem, as chances de conseguir mostrar a sua marca e o seu produto ou serviço ao público-alvo se tornam muito maiores.

Por isso, o marketing multicanal é capaz de reforçar o reconhecimento e a percepção do seu negócio no mercado.

Consistência na transmissão da ideia ou do conceito

Um dos focos dessa estratégia é a manutenção de um padrão na divulgação das campanhas. Apesar de ser multicanal, é importante que se transmita a mesma ideia em todos os canais que forem utilizados.

Isso pode ser considerado um desafio, mas é uma forma de permitir que as marcas explorem diferentes possibilidades mesmo ao falar de um mesmo produto ou serviço.

Alcance o consumidor no canal favorito dele

Para conversar com o seu público-alvo é preciso estar atento aos canais de preferência dele. Algumas empresas possuem consumidores muito diferentes e por isso precisam pensar em estratégias para alcançá-los em diversas plataformas.

Dessa forma, é possível ser abrangente e capaz de gerar mais percepção e engajamento. Você tem a certeza de que vai alcançar seus consumidores no seu canal favorito, e ainda tem a garantia de que ninguém será excluído por estar em outros canais.

Mais oportunidades de negócio

As estratégias do marketing multicanal permitem que seja explorado ao máximo uma campanha, aumentando as chances de conversão. Independentemente de haver um novo produto, há a chance de explorá-lo nas mais diversas possibilidades, gerando reconhecimento e mais oportunidades de negócio.

Como criar uma estratégia de marketing multicanal?

Abaixo confira dicas de como criar uma estratégia de marketing multicanal:

Conheça a sua persona

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing você deve primeiro saber quem é a sua persona. Entenda quais são as preferências do seu consumidor e crie um discurso ideal dentro da plataforma que seu cliente está, para assim obter sucesso através do marketing multicanal.

Priorize a experiência do seu cliente

Estar presente em diferentes canais melhora a experiência do seu cliente. Se seu consumidor está no canal x e através dele consegue se comunicar com a sua empresa, isso é muito melhor pelo simples fato de que ele não precisou sair da plataforma que estava e ir até o canal y para resolver o seu problema.

Por isso, na estratégia de marketing multicanal é fundamental considerar a experiência do usuário. Uma forma de fazer isso é por meio de uma pesquisa com seus clientes para saber as redes sociais e apps que eles mais usam e gostam.

Fique atento a todas as etapas do funil de vendas

É preciso considerar as etapas do funil de vendas para pensar sobre os diferentes pontos de contato que podem ser criados ao criar a estratégia para a sua empresa.

Crie uma mensagem consistente

Essa estratégia exige que sejam criadas mensagens coerentes entre si no conteúdo e no posicionamento da sua marca. Por isso, seja claro e conciso para ajudar na tomada de decisão do consumidor.

Curtiu entender um pouco mais sobre a estratégia de marketing multicanal? Adote-a na sua empresa para obter resultados positivos.

01 de novembro de 2021 - 11:28 - atualizado em 20 de novembro de 2024 - 09:44

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