Copa do Mundo e as oportunidades para o marketing digital

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"Todo jogo é uma final”: entre em campo com o que você tem de melhor, no marketing, para criar campanhas incríveis durante a Copa do Mundo. Confira!

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26 de setembro de 2022

Copa do Mundo e as oportunidades para o marketing digital

26 de setembro de 2022 - 16:41 - atualizado em 12 de abril de 2024 - 18:54

Enquanto o silvo do apito de lá no Catar não reverbera, você pode escalar o que tem de melhor em estratégias de marketing e aquecer seu negócio para a Copa do Mundo de 2022.

Afinal de contas, o maior evento futebolístico do planeta — que começa no dia 20 de novembro — atrai olhares de todas as nações para as partidas, lances, gols e, é claro, para a seleção que vai levantar a taça.

Daí, a importância em também mostrar que a sua marca está engajada com o assunto e pode, complementarmente, oferecer meios de atrair e fidelizar o consumidor por meio dela.

E a seguir vamos mostrar algumas dicas campeãs para você marcar o gol Puskás com a sua empresa!

Qual é o peso da Copa do Mundo de 2022 para o mercado?

Engana-se quem acha que o evento afeta somente as delegações dos principais times classificados para a competição. O mercado vibra como se estivesse dentro de um estádio durante o período, tendo uma previsão impressionante de faturamento em vendas no e-commerce de até R$ 165 bilhões.

Essa cifra é impulsionada por todo o calendário do varejo e também pela Copa do Mundo de 2022. Afinal, trata-se de um mês inteiro de possibilidades para atrair e relacionar-se com um público cujo país conta com 68% da sua população apaixonada por futebol.

Existem, inclusive, produtos e serviços que direta ou indiretamente podem despertar o aumento dessas transações online, como:

  • Eletroeletrônicos (TVs, celulares, home theaters etc.);
  • Bebidas (alcoólicas ou não);
  • Itens para um churrasco ou happy hour em casa;
  • Experiências imersivas para os principais jogos;
  • Alimentação;
  • Serviço de entrega;
  • Vestimentas e acessórios temáticos;
  • Streamings;
  • Pacotes de internet.

Lembrando, também, que o campeonato acontece quando a Black Friday 2022 está prevista (25 de novembro). Ou seja, é o momento ideal para gerar conscientização e despertar o interesse da sua base e convertê-las em lead.

Sem falar também, que os itens acima oferecem uma perspectiva pluralizada de ações. E isso também denota o quanto suas estratégias devem ter um faro de precisão tão apurado quanto o artilheiro da Copa do Mundo de 2022 (Vamos torcer para ser o Neymar). Confira a seguir em como usar as estratégias certas de marketing na sua organização:

Como usar o marketing digital na Copa do Mundo de 2022?

Selecionamos algumas ações, tendências, ferramentas e estratégias que podem ser alinhadas à sua identidade e ao perfil do seu público-alvo. Confira!

Mobile marketing

Um país com uma quantidade de smartphones superior ao número de pessoas certamente evidencia o quanto vive conectada.

E isso valoriza diretamente o impacto de ações de marketing digital pensando nesse perfil que acessa, interage e faz compras pelo seu dispositivo móvel.

Portanto, experimente procedimentos focados em aplicativos e componha planos pensando tanto no acesso via computador quanto em um design responsivo (adaptável para quem acessa a internet via celulares).

Talvez esse seja o momento para considerar estratégias omnichannels. Elas utilizam uma abordagem multicanal para fornecer qualidade de experiência ao seu consumidor independente do dispositivo que ele esteja utilizando.

Para isso, esteja atento se sua organização responde a essas perguntas:

  • Quais meios de comunicação utilizamos hoje?
  • Como os utilizamos esses? Eles estão integrados?
  • Quais ainda não são utilizados? Exemplo: Tiktok, BeReal, Pinterest
  • Qual a mensagem queremos transmitir para as nossas personas, independentemente de onde ela estiver?
  • Como funciona a jornada de compra dela? Ela passa por outros meios?
  • Onde podemos investir mais para aumentar o volume de público que vamos atingir com esse método?

Geolocalização

Campanhas digitais podem ser afuniladas de modo a impactar não apenas o seu público-alvo, como os nichos de sua região. Afinal de contas, pessoas se sentem muito mais confiáveis para fazer operações de compra se o estabelecimento tiver proximidade a ela.

Como a Copa do Mundo de 2022 pode ampliar o perfil dentro das soluções que você oferece, use ferramentas que aproveitam dessa interação local — como o Google Meu Negócio, Foursquare e outras plataformas de contato entre usuários.

Assim, o boca a boca de quem teve boas experiências é compartilhado e você qualifica e amplifica a reputação da sua marca.

Redes sociais

Essa também é uma valiosa dica que serve para qualquer companhia que queira aumentar seu tráfego. As redes sociais, atualmente, não são apenas fonte de informação e disparo de ofertas, mas um canal de relacionamento com o cliente acima de tudo.

Intensifique as suas ações para enriquecer essa conexão, gerar audiência (e interesse) e nutrir números orgânicos para que as pessoas queiram saber quais ações você tem planejadas e suas atualizações de mercado.

Imagine você lançar uma hashtag sobre o tema da copa do mundo e ela virar um trending topics? Ou criar um filtro no Instagram para seus consumidores utilizarem?

Alinhe suas soluções ao futebol

Exercite a criatividade: como as suas soluções podem empurrar a torcida a cada jogo da Copa do Mundo? Crie memes com os acontecimentos/lances e se mostre antenado ao assunto.

Assim, vale a pena considerar prêmios, bilhetes de desconto ou promoções exclusivas de acordo com o andamento das partidas — e você pode fazer isso em tempo real via lives, por exemplo.

Use isso em suas ações de marketing digital para gerar identificação, familiarização e despertar o desejo. A jornada do cliente vai se caminhar desta maneira!

Atenção para não dar bola fora

Assim como um bom jogador consegue se infiltrar entre as linhas adversárias para achar a posição perfeita para o passe, você tem que usar muita estratégia ao utilizar o marketing digital na Copa do Mundo.

Isso porque a FIFA — entidade que organiza a competição — tem regras específicas de uso com relação à sua marca. Confira algumas delas, a seguir e não dê bola fora:

  • as marcas da FIFA só podem ser utilizadas por patrocinadores oficiais da competição;
  • cuidado com termos que pertencem à organização, como FIFA, Copa do Mundo e outros.

Recomendamos, inclusive, a visita ao site oficial da organização para saber mais sobre as regras e códigos de conduta para conferir uma estratégia campeã para a seu negócio.

E por falar nisso, que tal ir além na condução de um bom planejamento para atrair mais clientes durante a Copa do Mundo? Para isso, baixe gratuitamente o nosso e-book com dicas valiosíssimas para você gerar mais leads para a sua empresa!

26 de setembro de 2022 - 16:41 - atualizado em 12 de abril de 2024 - 18:54

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