Descubra o custo ideal de um lead

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Toda empresa deve prestar atenção e ter controle da entrada e saída de seus valores. Saiba aqui como descobrir o custo ideal para a geração de lead!

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08 de fevereiro de 2022

Descubra o custo ideal de um lead

08 de fevereiro de 2022 - 16:37 - atualizado em 28 de março de 2024 - 13:09

Toda empresa deve prestar atenção e ter controle da entrada e saída de seus valores quando se busca melhorar seus resultados e avançar na jornada de compra de seus clientes. Todos os gastos devem ser medidos com todos os processos. Especialmente em se tratando da área de marketing e da geração de lead.

É muito importante que o valor investido seja suficiente para gerar lead qualitativo e atingir as metas e objetivos da organização. Contudo, isso não quer dizer que precisa necessariamente ser tão caro a ponto de afetar as outras atividades do seu negócio.

O custo para a geração de lead consegue determinar se uma ação ou campanha está seguindo o caminho correto. Bem como produzindo os resultados esperados.

Por isso, é importante saber o que é e como calcular o custo ideal para a geração de lead. Prossiga com a leitura e descubra as nossas dicas. Confira!

O que é custo por geração de lead?

Quando um planejamento de comercialização é criado para o seu negócio, um dos primeiros passos que você deve tomar é estipular o orçamento. Desse modo, o custo por lead vai representar o valor máximo que você pretende investir para atrair mais clientes para a sua companhia e consequentemente para a geração de lead.

Esses contatos são atraídos com o objetivo de posteriormente fechar negócio com a sua empresa.

Como calcular o custo por lead?

É necessário calcular o custo por lead, ou CPL, quando você faz a geração de lead. Para isso basta aplicar a seguinte fórmula:

CPL = Investimento de Marketing  / Número de Leads

Em outras palavras, o custo por lead é feito da divisão do valor despendido na campanha e o número de pessoas que mostraram interesse no seu produto ou serviço.

Confira o seguinte exemplo: vamos supor que sua equipe de marketing tenha gasto 100 mil reais de seu orçamento desde o planejamento até a finalização de uma campanha. Durante  este período, foi atraída a atenção de 20 mil pessoas.

Esses leads são clientes em potencial, eles se mostraram interessados no seu produto ou serviço. Neste exemplo, o custo por lead seria de 5 reais.

A seguir, confira a fórmula para os outros cálculos:

Custo por clique

Através do CPC, é possível mensurar o custo médio do clique que é obtido de links patrocinados. Ele pode ser calculado através da seguinte fórmula:

CPC = Valor do Investimento / Número de Cliques

Lead por venda

Através do LPV, é possível calcular a quantidade de leads necessários para que seja feita uma conversão que ocorra uma venda.

Sendo assim, o lead por venda é também uma maneira de acompanhar a eficácia da campanha e da captação de consumidores. Ele pode ser calculado através da seguinte fórmula:

LPV = Número de Leads / Número de Vendas

Custo por venda

O CPV de cada campanha é feito através do custo por lead e o lead por venda. Ele pode ser calculado através da seguinte fórmula:

CPV = Custo Por Lead (CPL) x Lead Por Venda (LPV)

Como saber se meu custo por lead (CPL) é bom?

Nesse caso, é preciso identificar quantos leads são necessários para realizar uma venda. Depois disso, é necessário saber a sua margem de lucro. Assim, é possível saber qual o maior valor que você pode pagar e ainda assim obter o lucro desejado.

Contudo, nem sempre pagar menos por um lead é a melhor escolha. Isso porque quanto mais competitivo for o seu mercado e mais você segmentar seu público, mais caro será o seu lead.

Para saber até quanto você pode pagar para que ele seja vantajoso, você deve se basear na taxa de fechamento e no ticket médio do produto ou serviço oferecido pela sua organização.

Dicas para reduzir o CPL da sua empresa

Boas práticas que afetam diretamente o custo por lead podem ser adotadas pela companhia. Assim como os demais indicadores utilizados para acompanhar o desempenho das estratégias da equipe de marketing.

A seguir, confira dicas para o sucesso da sua marca e que contribuem na redução do custo por lead:

Conheça sua persona

Mapear a persona e desenvolver soluções com foco nela é sem dúvidas uma das melhores práticas para melhorar o desempenho das suas estratégias online. Desse modo, é possível direcionar suas ações para que elas atinjam um público mais interessado no seu produto ou serviço.

Além disso, também melhora o engajamento posterior e reduz os desafios da qualificação.

Aumente o tráfego orgânico

As estratégias orgânicas são reconhecidamente pelos profissionais da área como mais econômicas que as pagas. Isso porque o material pode continuar dando retorno por muito tempo sem precisar que sejam feitos novos investimentos.

Sendo assim, desenvolver estratégias orgânicas podem garantir uma redução do custo por lead a longo prazo.

Produza conteúdos que geram engajamento

Um conteúdo que gera engajamento deve continuar a ser atualizado para se beneficiar do algoritmo do Google. Fazer isso é muito vantajoso para posts em blog, pois com a interação, o buscador entende que seu conteúdo continua atual e relevante.

Invista no Marketing Digital

Segundo o estudo do Think with Google,  48% dos usuários iniciam sua busca por uma mercadoria através do meio de mecanismos de pesquisa. Além disso, 33% fazem buscas diretas em sites oficiais.

O marketing digital pode melhorar as métricas de relacionamento e vendas do seu negócio, por isso vale a pena e proporciona um retorno sobre o investimento elevado. Com ele, é possível avançar na jornada de compra do seu cliente e propagar sua marca online, além de atrair novos consumidores e alavancar seu negócio.

Análise dados

Analisar informações consiste no processo de transformar um conjunto de dados, com o objetivo de verificar, compreender e transformá-los em registros que podem ser estudados. Ela pode ser feita para identificar um problema ou para encontrar respostas e soluções.

Desse modo, possibilita uma tomada de decisão baseada em arquivos.

Além disso, com a análise de dados é possível prever comportamentos, crises econômicas e financeiras e otimizar futuros investimentos.

Gostou de saber mais sobre a geração de lead e o custo ideal? Coloque nossas dicas em prática na sua empresa e  melhore seus resultados nas suas estratégias de marketing!

08 de fevereiro de 2022 - 16:37 - atualizado em 28 de março de 2024 - 13:09

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