Facebook Ads ou Instagram Ads: qual a melhor plataforma para sua empresa?

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Utilizar o Facebook Ads e Instagram Ads é ideal para fazer a divulgação de seus clientes de forma efetiva. Saiba qual deles é o melhor para você, clicando aqui!

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04 de maio de 2022

Facebook Ads ou Instagram Ads: qual a melhor plataforma para sua empresa?

04 de maio de 2022 - 13:43 - atualizado em 27 de maio de 2022 - 13:08

Você que trabalha com marketing digital sabe que é imprescindível investir em redes sociais para ter uma campanha bem sucedida. Mas, às vezes, pode existir dúvida para escolher qual a melhor ferramenta para conseguir alcançar seus resultados desejados. Por exemplo, na hora de anunciar, você iria de Facebook Ads ou Instagram Ads?

Dependendo do plano de estratégia feito, o desempenho deles será bem diferente. Portanto, entender as diferenças, vantagens e desvantagens dessas plataformas é essencial para decidir onde investir.

Se você quer aprender mais sobre esse assunto e deseja descobrir qual a melhor estratégia entre Facebook Ads ou Instagram Ads para sua empresa, continue a leitura!

O que é Facebook Ads e Instagram Ads?

Esses são os dois recursos utilizados para desenvolver anúncios nas redes sociais Facebook e Instagram. Ambos fazem parte da mesma organização, a Meta Platforms (Antiga Facebook), que detém as principais plataformas de mídia social do mundo. Mas, cada um possui suas próprias características.

O Facebook é uma rede com uma utilização mais voltada para a informação. É comum haver textos compridos e explicativos, seja de usuários expondo suas opiniões, como de marcas falando sobre seus produtos e/ou performance institucional.

Nela, o público é majoritariamente adulto. Segundo uma pesquisa realizada pela Statista Research Department, cerca de 28,4% dos usuários têm entre 25 e 34 anos, enquanto outros 25% têm 45 anos ou mais.

Já o Instagram é muito mais visual e de consumo rápido. São diversos recursos para se entreter, como o story, explorar, feed, reels, entre outros. Por isso, é importante saber como prender a atenção do público.

Ele, inclusive, é bem jovem. A PewResearch realizou um estudo que mostra que 55% dos seus usuários possuem entre 18 e 29 anos. Eles tendem a consumir muito os conteúdos, compartilhando e engajando bastante.

Mas, se você entende que essas duas ferramentas não atendem às suas necessidades, você também pode utilizar o Google Ads.

Semelhanças e diferenças entre Facebook Ads e Instagram Ads

Agora que você já sabe as características de cada rede, chegou o momento de entender onde elas se parecem e quais seus diferenciais. Por pertencerem ao mesmo grupo, há algumas semelhanças importantes entre elas. Você pode ver isso nas seguintes características:

  • consumo diário das plataformas;
  • divulgação visual;
  • compartilhamento entre seguidores/amigos;
  • diferentes formatos de mídia para consumo.

Mas, mesmo assim, o Facebook Ads e Instagram Ads possuem diferenças. O Facebook é mais indicado para quem possui um público maduro, bem segmentado e envolvido nas comunidades internas da rede social. Já o Instagram é recomendado para as empresas com clientes mais jovens e engajados.

Então, para saber qual deles escolher, o melhor a se fazer é entender a intenção da sua estratégia. Na tabela abaixo vemos quando é indicado utilizar cada um deles.

  • Facebook Ads: Compromisso, Relevância, Segmentação, Pesquisa de perfil, Ações diretas;
  • Instagram Ads: Aproximação com o público, Envolvimento, Engajamento, Reconhecimento de marca, Viralização.

Mas, em ambos você pode direcionar a sua campanha para diferentes lugares, inclusive para a divulgação do seu e-commerce por exemplo. Mas para isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo para conseguir segmentar e alcançar as pessoas certas, a fim de melhorar seus resultados.

Além disso, essas plataformas são  muito mais consumidas através de smartphones. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 58% dos brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. Ou seja, é importante levar em consideração que o seu CTA seja responsivo e adapte-se ao mobile.

Facebook Ads ou Instagram Ads: onde investir?

Para responder essa pergunta, é preciso considerar suas intenções. Assim, será possível escolher de forma assertiva a melhor plataforma e aumentar os resultados dos seus anúncios. Para isso, analise seus:

Objetivos

Entender, antes de tudo, quais são os seus objetivos é fundamental para a sua tomada de decisão. Isso porque, o Facebook Ads e Instagram Ads possuem aspectos de marketing distintos, por mais que ambos sejam usados para divulgação.

Com o recurso de anúncio do Facebook, você consegue atrair e converter clientes com maior facilidade. Já com a ferramenta do Instagram, o ideal é usar para desenvolver o branding da sua marca.

Formato dos anúncios

As duas plataformas apresentam várias formas de veiculação diferentes. O Instagram disponibiliza anúncios em vídeo, foto, coleção, carrossel e stories. Já o Facebook, além desses formatos, ele ainda possui mais 6 tipos diferentes, sendo alguns deles as experiências instantâneas, page links, geração de cadastros, entre outros.

Finalidade do anúncio

Com o Facebook Ads e o Instagram Ads, é possível definir sua intenção. Ou seja, você pode indicar uma finalidade de engajamento, alcance, tráfego, entre outros. Assim, a campanha fica mais específica.

Mas, caso você não saiba defini-la, é possível fazer  uma campanha ampla, que vise principalmente o alcance do conteúdo.

O importante é saber que, independente da sua escolha, o Facebook Ads e Instagram Ads são ferramentas que precisam estar presentes no dia a dia dos profissionais de marketing.

Até porque, as redes sociais são indispensáveis, e é através delas que você consegue aumentar o reconhecimento dos seus clientes e melhorar os resultados das suas divulgações.

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04 de maio de 2022 - 13:43 - atualizado em 27 de maio de 2022 - 13:08

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