Facebook Ads para e-commerce: Como iniciar suas campanhas de anúncios

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Quando o assunto são redes sociais, imagino que o primeiro exemplo que lhe vem à cabeça é o Facebook, correto?

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07 de julho de 2017

Facebook Ads para e-commerce: Como iniciar suas campanhas de anúncios

07 de julho de 2017 - 12:34 - atualizado em 08 de dezembro de 2024 - 22:09

Facebook Ads para e-commerce: Como iniciar suas campanhas de anúncios

Quando o assunto são redes sociais, imagino que o primeiro exemplo que lhe vem à cabeça é o Facebook, correto?

Não é para menos, afinal, o Facebook é a maior rede social do mundo e já possui mais de 1 bilhão de usuários conectados dos quais 64% interagem de forma ativa, acessando o site todos os dias de acordo com os dados divulgados pela própria empresa. 

Tantas pessoas reunidas em um único ambiente tem despertado o interesse de milhares de empreendedores do comércio eletrônico que viram no Facebook muito mais do que uma rede social, mas uma verdadeira oportunidade para impactar seu público-alvo e gerar mais lucros para o seu e-commerce. 

Por que investir em Facebook Ads para e-commerce 

Um dos principais atrativos que fazem com que lojistas do mundo online invistam cada vez mais em anúncios no Facebook, é a oportunidade de potencializar os resultados do seu negócio, através da segmentação dos anúncios. 

Existem milhares de potenciais clientes espalhados pela internet navegando diariamente, investir em anúncios não segmentados poderia ser um desperdício de orçamento, afinal, qual o critério você utilizaria para filtrar e falar diretamente com o seu público-alvo?

No Facebook Ads, você não precisa investir todo o seu orçamento oferecendo anúncios para pessoas que não estão dentro do perfil do seu público-alvo. É possível personalizar as campanhas de forma muito detalhada e direcionar para o público que tenha mais chances de consumir o produto que você está oferecendo, seja pela região, pelos hábitos ou até mesmo por outras páginas que a pessoa está acompanhando na rede social. 

Quando você cria um anúncio no Facebook, tem total autonomia para estipular o quanto sua empresa está disposta a investir naquela campanha, qual é o público-alvo que deseja atingir e qual é a forma de precificação que deseja aplicar, se é CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil Impressões). Também é possível remanejar o seu orçamento diário e testar diferentes formatos de anúncios para mensurar qual é o modelo que mais gera resultado para o seu negócio e assim, investir mais orçamento nele. 

Como criar uma campanha de Facebook Ads para aumentar suas vendas online

Criar campanhas de anúncio no Facebook é uma ótima estratégia para usar como aliada quando o objetivo é ampliar os resultados do seu e-commerce. 

Atente-se a algumas dicas de como configurar uma campanha para garantir bons resultados. 

1. Como estruturar a campanha

Para começar é preciso compreender que, as campanhas no Facebook obedecem a seguinte hierarquia: Campanha > Conjunto de anúncios > Anúncios. 

Campanha: Aqui é onde você irá determinar o objetivo que pretende atingir. Neste caso, o objetivo será aumentar as vendas online do seu e-commerce, logo, o Facebook otimizará seus anúncios para gerar mais conversões em sua loja virtual.

Conjunto de Anúncios: Após definir o objetivo da campanha é hora determinar como serão veiculado os seus anúncios. Nesta etapa, você irá delimitar o seu público-alvo utilizando a aspectos como localização, idade, gênero, entre outras segmentações. Ainda nesta fase, você irá estipular o orçamento que pretende investir, quando suas campanhas atingirem o valor determinado, os anúncios serão pausados automaticamente. Dessa forma, os valores nunca vão extrapolar o orçamento que você definir. 

Depois de estabelecer o orçamento é hora de escolher o posicionamento dos anúncios. O Facebook oferece os seguintes padrões:  

  • Feed de notícias do desktop
  • Feed de notícias móvel
  • Coluna da direita no desktop
  • Instagram

Anúncio: Nesse momento você irá efetivamente criar os anúncios que serão apresentados ao seu público-alvo. É hora de incluir as imagens que serão veículadas, você pode optar por diversas imagens em estilo carrossel ou utilizar vídeos. 

2. Como direcionar a campanha para o seu público-alvo 

Tão importante quanto criar uma campanha de Facebook Ads para e-commerce é segmentar muito bem os anúncios para atrair potenciais clientes. 

É muito comum na hora de definir o público alvo no conjunto de anúncios, querer impactar o maior número de pessoas possível. Porém, lembre-se que quanto mais você atrair pessoas que não são o perfil do seu negócio mais você estará desperdiçando dinheiro. 

Foque no seu público alvo ainda que seja pequeno para ter um bom retorno em suas campanhas. Caso possua uma base de e-mails de clientes é possível importar para o Facebook e redirecionar seus anúncios para esse público. 

Outra opção muito legal que o Facebook oferece é o Lookalike, uma forma dinânimca de atingir usuários e pode ser utilizado para identificar pessoas que possuem um perfil similar ao de seus clientes, aumentando as probabilidades de ser mais um interessado no produto que você comercializa. 

3. Seja criativo nos anúncios 

Uma boa prática e que vai ajudar você a garantir bons resultados com os anúncios no Facebook, é abusar da criatividade.

O Facebook não é um portal de compra e vendas, portanto, as pessoas estão ali em busca de entretenimento e não exatamente para comprar produtos ou saber de promoções. 

Quando sua marca investe em anúncios com um conteúdo mais leve e descontraído, as chances de aumentar as conversões são muito grandes. 

Tenha cuidado na escolha da imagem e do texto, procure não ser invasivo ou muito agressivo para conquistar a confiança dos clientes. 

4. Acompanhe retorno de suas campanhas

Uma vez que você criou as campanhas para anunciar os produtos do seu e-commerce no Facebook Ads, é importante acompanhar os resultados para garantir um bom desempenho. 

Através do Gerenciador de Anúncios é possível obter um relatório mais detalhado sobre o andamento da sua campanha, além de monitorar se o retorno está de acordo com o esperado.

Existem algumas métricas que são bastante importantes para acompanhar e saber se a performance do anúncio está positiva, são:

Conversões: Observar se os usurários estão executando a ação esperado no anúncio.
Alcance: Quantos usuários estão sendo impactados pelo seu anúncio no Facebook.
Custo: Qual é a média de custo por ação. Isso lhe ajudará a entender quanto está investindo para atrair possíveis clientes do Facebook.
Frequência: Em média, qual é a quantidade de vezes que o anúncio aparece para um usuário.
CTR ou Click-Through Rate: Qual é a porcentagem de usuários que estão clicam no seu anúncio. Lembrando que, quanto maior essa taxa, melhor para o seu negócio.Entender como funciona a ferramenta de Facebook Ads para e-commerce é uma ótima estratégia para alavancar os resultados de suas vendas online.

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07 de julho de 2017 - 12:34 - atualizado em 08 de dezembro de 2024 - 22:09

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