O que é metaverso e como ele impactará o seu negócio?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Entenda o que é metaverso e quais os futuros impactos que esse conceito pode ter para as empresas. Esse se tornou o assunto do momento graças ao Facebook.

blog

01 de dezembro de 2021

O que é metaverso e como ele impactará o seu negócio?

01 de dezembro de 2021 - 10:35 - atualizado em 28 de março de 2024 - 18:22

O Facebook anunciou no segundo semestre de 2021 o objetivo de se tornar uma empresa metaverso. Além de ter trocado o nome para Meta e anunciar que pretende gastar pelo menos US$ 10 bilhões com esse objetivo. Com isso o tema ficou em alta e surgiram dúvidas sobre o que seria esse conceito.

Basicamente o metaverso é um universo totalmente digital que simula uma realidade paralela à nossa. Dessa forma, será possível interagir com outras pessoas e vender e comprar o que você quiser. Por isso, ele pode afetar a maneira de fazer negócios e os hábitos de consumo. 

Prossiga com a leitura para entender:

  • o que é o metaverso;
  • quais as suas vantagens e desvantagens;
  • como está o processo dessa tecnologia no Brasil;
  • quais os futuros impactos para as empresas.

Confira!

O que é metaverso?

O termo é utilizado para indicar uma categoria de mundo virtual. Bem como tenta recriar a realidade digitalmente através do uso de dispositivos, realidade virtual e aumentada.

Mas como surgiu esse termo? O metaverso foi citado pela primeira vez no livro Snow Crash de Neal Stephenson em 1992. Além disso, o tema está presente na ficção de modo geral também há bastante tempo.

Em síntese, isso é a ideia de um mundo virtual. Sendo uma realidade paralela compartilhada onde as pessoas são representadas por avatares digitais. Desse modo, é proporcionado uma experiência de total imersão em que é possível interagir e fazer negócios.

O cenário de jogos é uma categoria de metaverso. Afinal, os usuários podem emergir para outros mundos e interagir com outras pessoas. Contudo, a ideia é que o conceito se expanda e vá além. Permitindo assim, que as pessoas vivam como quiserem. Inclusive fazendo compras, reuniões, indo ao trabalho ou à escola e interagindo com os amigos.

Quais as vantagens e desvantagens do metaverso?

Como toda nova ideia inovadora e tecnológica, o metaverso tem suas vantagens e desvantagens. Conheça quais são as principais:

Vantagens

O conceito pretende oferecer um ambiente de aprendizado totalmente customizável, onde professores poderiam interagir melhor com seus alunos e supervisioná-los de maneira mais simples. Como resultado, as aulas à distância seriam muito mais produtivas e eficientes.

Além disso, a diversão poderia acontecer mesmo à distância. Afinal, vimos durante a pandemia que as pessoas foram obrigadas a manter um distanciamento social. Desse modo, o metaverso tornaria esse afastamento muito mais divertido.  

Por último, podemos citar as reuniões corporativas de grandes empresas. Em suma, trabalhar em home office se tornaria algo muito além do que vivemos hoje, uma nova realidade.

Desvantagens

A tecnologia necessária para o metaverso ainda é muito cara. Desse modo, um público pequeno se beneficiaria desse novo universo. Portanto, com o alto investimento necessário, grandes marcas e empresas sairiam na frente.

Por fim, o hardware necessário para acessá-lo ainda vai demorar alguns anos para estar disponível e acessível à boa parte da população. Sendo assim, por enquanto seria uma realidade inviável e distante para a maioria das pessoas.

Além disso, a realidade aumentada ainda não conquistou as massas.

Como está o metaverso no Brasil?

A maior dificuldade que impede o metaverso de atingir um grande público no Brasil é o alto investimento para adquirir os dispositivos de realidade virtual. Contudo, conforme a tecnologia se tornar mais acessível e despertar o interesse das pessoas, deve ocorrer uma expansão.

Portanto, o investimento privado de grandes empresas deve ser o caminho que trará o conceito para o dia a dia dos brasileiros.

Da mesma forma, caso o Facebook consiga se tornar uma empresa metaverso, acredita-se que a ideia deve se popularizar. Sendo assim, estima-se que o Brasil demoraria dois anos a mais que os Estados Unidos para implementar essa tecnologia.

As empresas brasileiras veem a sua expansão com otimismo. Além disso, acredita-se que no início, a realidade virtual será voltada apenas para empresas com dinheiro para financiar os projetos na área.

Como resultado, ele seria usado a princípio para eventos, treinamentos, reuniões e trabalho remoto.

Como irá impactar a sua empresa?

Para além dos jogos online, o Facebook pretende transformar o metaverso em serviço. Sendo assim, criando oportunidades em áreas como educação, e-commerce, aprendizado e consumo.

A Microsoft, por exemplo, já enxerga o metaverso como um local onde será possível simular lojas e empresas. Bem como fábricas e suas linhas de produção. Proporcionando assim novas oportunidades de negócios.

Desse modo, a ideia seria simular o mundo real onde os profissionais poderiam errar e analisar situações. Bem como prever acidentes, tudo com a segurança do mundo virtual.

Além disso, a mudança tende a ser ainda maior no segmento de e-commerce. Ao passo que, quase tudo terá o seu próprio valor dentro do metaverso e praticamente tudo pode ser vendido nele.

Definitivamente, o metaverso de certa forma já está presente no nosso dia a dia e a pandemia contribuiu para isso. Algumas lojas já permitem experimentar roupas, óculos e outros acessórios em seus sites, por exemplo.

Por isso, os profissionais da área de marketing e comunicação devem se atentar a essa nova realidade. Isso porque o metaverso deve revolucionar a interação do mundo virtual. Portanto, é necessário estudar sobre o assunto para não ficar para trás e ter prejuízos.

Além disso, as atuais estratégias de marketing deverão ser repensadas para caber nesse novo universo. Assim como devem ser feitas pesquisas de mercado sobre os consumidores que estarão presentes no metaverso.

Em outras palavras, é preciso entender como as pessoas agirão e quais serão as suas preferências dentro do metaverso. Isso porque, como elas se comportam e seus hábitos de consumo podem ser completamente diferentes da vida real.

O metaverso vai revolucionar a maneira de fazer negócios e de interação com outras pessoas. Por isso, é necessário prestar atenção sobre esse tópico que cada vez mais vai estar presente em nossa realidade.

01 de dezembro de 2021 - 10:35 - atualizado em 28 de março de 2024 - 18:22

Posts relacionados