KPIs para marketing digital: 10 indicadores para acompanhar os resultados

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Comprovar se as estratégias usadas estão funcionando é um passo muito importante em qualquer ação de negócio. E é justamente para isso que os KPIs para marketing servem.

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24 de março de 2021

KPIs para marketing digital: 10 indicadores para acompanhar os resultados

24 de março de 2021 - 10:20 - atualizado em 26 de março de 2021 - 16:40

Inúmeras estratégias digitais já fazem parte de diversos negócios, tanto físicos quanto online, que têm como objetivo acompanhar a evolução do mercado e ampliar sua atuação. Com isso, resta a dúvida: como mensurar os índices de desempenho dessas ações? Para que servem os KPIs para marketing?

Continue lendo e entenda tudo o que você precisa saber!

O que são KPIs?

O termo “KPIs” diz respeito a “Key Performance Indicator”, o que, em português, quer dizer Indicador-chave de desempenho. Os KPIs são parâmetros que indicam o índice de desenvolvimento dos principais processos internos de um negócio.

Dessa forma, valores quantitativos fundamentais são acompanhados para favorecer a gestão da empresa e também para ajudar a traçar estratégias mais assertivas. Com isso, é possível acompanhar o desempenho, interpretar os números e planejar metas.

Os KPIs para marketing seguem no mesmo sentido, pois são os indicativos que devem ser acompanhados para comprovar se uma medida está sendo eficaz ou não. Ou seja, medem resultados de marketing digital e podem comprovar as estratégias adotadas em relação à finalidade esperada.


Quais são os principais KPIs para marketing?

Há muitos indicadores que podem ser acompanhados nas estratégias de marketing digital, de modo que seja possível entender o desempenho e os resultados gerados. Abaixo, vamos conhecer os principais que algumas estratégias podem permitir analisar.


Custo por Aquisição (CPA)

O custo por aquisição é um dos principais KPIs para marketing, pois evidencia o quanto custa a aquisição de cada cliente para a empresa, em relação ao investimento realizado.

Por exemplo, considere que a companhia realizou uma ação que promove certo produto e gastou cerca de R$1.500,00 para isso. Ao acompanhar as métricas, percebeu que a promoção gerou apenas uma venda de um produto de R$100,00. Ou seja, o investimento nessa estratégia não está valendo a pena, uma vez que o CPA está alto.


Custo Por Clique

O Custo por Clique (CPC) é o valor cobrado por anúncios em plataformas de campanhas de marketing digital, como o Google Ads e o Facebook Ads. É um indicador de quanto vale o clique que seu site recebeu no anúncio patrocinado. Dessa forma, você pode perceber quais são os melhores resultados em relação ao investimento feito.


Leads

O termo “lead” diz respeito a um potencial cliente de um negócio. É um consumidor que tem o perfil do cliente ideal da empresa e, por isso, tem probabilidades altas de se tornar um cliente real. É um dos KPIs para marketing mais importantes, pois é fundamental saber a quantidade de leads que uma estratégia está gerando.


Número de visitantes únicos

O número de visitantes únicos diz respeito ao resultado gerado com o objetivo de ampliar a quantidade de visitas de um site ou blog. É um indicativo importante para mostrar quantas pessoas novas estão descobrindo seu site e qual o número de usuário acessando-o diariamente, por exemplo.


Taxa de rejeição

Já a taxa de rejeição evidencia exatamente isso: quantos visitantes saem do seu site ou blog pela mesma página que visitou, ou seja, sem explorar outras partes dentro dele. Isso acontece quando alguém tem acesso à sua página inicial, por exemplo, e sai do site sem realizar uma ação, como clicar em um link.

Com este indicador, é possível analisar quais são as páginas que mais recebem rejeição e pensar em como melhorá-las, deixando-as mais atrativas e com uma chamada para ação mais potente.

Permanência no site

E por falar em navegar no site, a taxa de permanência vai mostrar quanto tempo um visitante passa explorando suas páginas. Por isso, é necessário que seja feito o monitoramento desse indicador, que é muito importante dentre os KPIs para marketing. Afinal, quanto maior for o tempo de navegação, maiores são as chances de conversão.


Fontes de tráfego

Outro indicativo muito importante são as fontes de tráfego, que significam, basicamente, o meio pelo qual um visitante chegou ao seu site. É uma forma de verificar a autoridade e a audiência do website.

Isso pode ocorrer através de tráfego orgânico (pelo buscador do Google, por exemplo), pago (com anúncios), social (a partir das redes sociais), direto (quando o site é acessado diretamente pelo link no navegador), e-mail (com estratégias de e-mail marketing, por exemplo) ou referências (de um site para outro).


Taxa de conversão

Trata-se também de um dos mais importantes KPIs para marketing. Afinal, a taxa de conversão diz respeito a vários indicativos dentro de um negócio, o que vai depender de cada estratégia adotada. Por exemplo, é possível indexar os resultados gerados para assinatura do newsletter, para cliques em anúncios, ações a partir de e-mail, etc.

Por exemplo, sua empresa promove uma ação para alcançar mais pessoas com interesse em baixar seu e-book. Se você teve 100 acessos na página de promoção do produto e 20 pessoas o baixaram, então a taxa de conversão foi de 20%.

ROI

O ROI é também um dos principais KPIs para marketing. Trata-se do retorno sobre o investimento realizado em relação aos resultados gerados. Ou seja, é um indicativo que proporciona um guia de como melhorar as estratégias para otimização de processos e pode servir para redução de custos com Leads e também com o CAC, por exemplo.

Em resumo, ao calcular o ROI, a empresa consegue saber o quanto está sendo vantajoso ou se há perdas em seu investimento. Para isso, usa-se um cálculo prático, que consiste em subtrair do valor obtido o custo do investimento e dividir o resultado disso também pelo investimento feito.


Ticket Médio

Já este, trata-se de um indicador de vendas que diz respeito a quanto um cliente paga por um produto da sua empresa. Uma das formas de calcular o ticket médio é dividindo o montante de vendas totais pela quantidade de vendas realizadas em certo período. Assim, torna-se possível saber o valor médio vendido dentro desse espaço de tempo.


Por fim, esperamos que você tenha entendido a importância de acompanhar os KPIs para marketing e focar as ações da sua empresa em estratégias que não sejam intrusivas e sim relevantes aos seus clientes. Não sabe como fazer isso? Não se preocupe! Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar você a crescer!


24 de março de 2021 - 10:20 - atualizado em 26 de março de 2021 - 16:40

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