Marketing de influência: como encaixar na sua estratégia de Marketing Digital?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O marketing de influência é o queridinho do momento para todos aqueles que pensam em aumentar a presença digital, mas será que ele se encaixa na sua estratégia de marca e de marketing?

blog

06 de julho de 2022

Marketing de influência: como encaixar na sua estratégia de Marketing Digital?

06 de julho de 2022 - 13:49 - atualizado em 16 de agosto de 2022 - 07:29

Antigamente, o famoso “boca a boca” era a estratégia de publicidade espontânea mais comum, e hoje, o que simula essas indicações de uma pessoa para a outra é o marketing de influência. Essa estratégia de marketing se baseia em um formato de indicações, em que alguém de confiança, os influenciadores digitais, recomenda algum produto ou serviço para outras pessoas, seus seguidores.

Segundo um estudo realizado pela Tomoson, a cada US$1 investido, o retorno para a empresa pode ser de até US$6.50, sendo o canal de marketing que mais tem crescido desde 2021. Além disso, 51% dos especialistas afirmam que receberam leads melhores vindos de campanhas com influenciadores, devido à maior aproximação com seu público-alvo.

Os números são animadores, mas será que esta é a melhor estratégia para a sua empresa? Confira!

O que é Marketing de influência?

Marketing de influência, ou Influencer Marketing, é uma estratégia do marketing digital que envolve produtores de conteúdo que possuem um público próprio e engajado.

O principal objetivo ao envolver esses produtores de conteúdo ou influenciadores é criar essa ligação entre o seu público e a sua marca. Criando uma relação de confiança, gerando ainda mais valor para o seu produto ou serviço.

Quem são os produtores de conteúdo?

Os produtores de conteúdo ou influenciadores são pessoas que têm uma forte presença nas redes sociais, como:

  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
  • Podcasts

Estes influenciadores podem se dividir por segmento de conteúdo, como: moda, viagem, exercício físico, alimentação, etc.

Com o crescimento do marketing de influência mundialmente, muitos destes influenciadores adquiriram posições sociais de celebridades, chegando a dezenas de milhões de seguidores.

Ao escolher o influenciador ideal para sua campanha, os critérios de seleção devem ir além do número de seguidores. Além de KPIs como engajamento e alcance, é importante que você leve em consideração a relação do produtor de conteúdo com o público da sua empresa. Quanto mais próxima e estreita essa relação, maior a chance de estabelecer confiança com o seu produto ou serviço.

Quais as vantagens de investir no Marketing de Influência?

Escolher o marketing de influência na estratégia é optar por comunicar, por meio de uma voz reconhecida, admirada e externa à sua marca, informações sobre o seu produto ou serviço que influenciaram na jornada de compra de clientes novos e antigos.

Algumas das principais vantagens são:

Democratização:

Por existirem diversos tipos e tamanhos de produtores de conteúdo, as opções de negociações e formatos de campanhas são incontáveis. Assim, você não precisa ter, necessariamente, um orçamento exorbitante para incluir influenciadores digitais na sua campanha.

Por meio de pesquisas de mercado e agências especializadas, as chances de você encontrar o produtor de conteúdo certo para a sua campanha e budget é muito grande.

Alta geração de leads:

Segundo o estudo realizado pela Tomoson, 22% dos entrevistados apontaram o marketing de influência como a forma mais rápida de aquisição de clientes, mesmo em relação ao orgânico. Por você já estar em contato com um público que tem interesse no nicho de mercado da sua empresa, fica muito mais fácil atingir leads que podem se tornar clientes.

Atingir o público certo:

A grande vantagem do marketing de influência é a maior possibilidade de segmentação do público. Entrar em contato com pessoas que já estão interessadas no mercado em que a sua empresa está irá encurtar o caminho entre o potencial cliente e a sua marca, aumentando as chances de que eles conheçam e interajam organicamente com o seu conteúdo.

Ao utilizar influenciadores digitais, você não precisará investir em mapeamentos de grupos muito aprofundados, pois o produtor de conteúdo escolhido já tem a sua própria audiência.

Versatilidade:

Campanhas com influenciadores permitem que você explore diversos formatos de conteúdos, como fotos, vídeos, mídias pagas, “recebidos” e tudo que sua criatividade permitir.

No formato de posts patrocinados, normalmente a marca paga o influenciador para realizar um ou mais posts divulgando os produtos ou serviços em suas redes sociais. Estes posts devem ser identificados como publicidade dentro do próprio conteúdo e podem ser negociados através de agências ou diretamente com o produtor de conteúdo.

Já para os “recebidos”, é comum que a marca envie um kit promocional para o produtor de conteúdo, e ao receber a encomenda ele opta por divulgar ou não em suas redes sociais.

Caso você opte por fazer uma campanha completa com um produtor de conteúdo, ele estará mais envolvido com todo o processo de criação. Aqui, vale planejar juntos ideias criativas e inovadoras que irão promover o engajamento dos públicos.

Como planejar a sua estratégia:

Uma estratégia de marketing de influência segue os mesmos moldes de outras estratégias de marketing digital, você irá precisar:

  • Ter objetivos claros
  • Definir e conhecer seu público-alvo
  • Definir o orçamento disponível para o projeto

Porém, as campanhas com influenciadores precisam de algumas atenções especiais:

Pesquise com muito cuidado o produtor de conteúdo certo para o seu projeto, isso será essencial para o sucesso da campanha.

Não se baseie apenas em números de seguidores, procure influenciadores com bons mídias kits, bom engajamento e com um segmento de mercado que combine com seu público. Muitas vezes, produtores de conteúdo com menos seguidores (os chamados “microinfluenciadores” possuem público mais fiel e engajado).

Permita-se criar em conjunto com o influenciador, desta forma o conteúdo será mais autêntico e impactará o público de forma mais positiva.

Agora você já sabe que o Marketing de Influência vai muito além de um publipost no seu feed. E para continuar se aprofundando sobre marketing e o mundo digital, confira os demais artigos presentes em nosso blog!

06 de julho de 2022 - 13:49 - atualizado em 16 de agosto de 2022 - 07:29

Posts relacionados