Vale a pena internalizar o marketing digital da minha empresa?

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É comum que surjam questionamentos sobre internalizar marketing digital dentro de uma empresa. Saiba aqui se vale a pena ou não ter a sua própria equipe.

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02 de março de 2022

Vale a pena internalizar o marketing digital da minha empresa?

02 de março de 2022 - 13:39 - atualizado em 30 de setembro de 2024 - 15:27

É normal que surjam dúvidas sobre a possibilidade de internalizar marketing digital dentro da sua empresa. Dessa forma, isso acaba se tornando um debate longo e que tem seus prós e contras. Assim como, há quem defenda a internalização e quem não aprova a ideia.

Essa é uma decisão complexa, e ela deve ser estudada e pensada com bastante calma.

Se você busca melhorar os resultados da sua organização, prossiga com a leitura para entender se vale a pena ou não internalizar marketing digital do seu negócio. Confira!

Internalizar o marketing digital faz os custos da sua empresa diminuírem?

O argumento que fala que internalizar marketing digital é sinônimo de redução de custos, é muito forte. Entretanto, também é ao mesmo tempo simplista. Sobretudo se for feita a comparação entre custos de contratação do mesmo número de profissionais e custo combinado entre agência e cliente para a contratação dos serviços.

Essa comparação de custos não costuma considerar os valores gastos com rotatividade e com taxas altíssimas no setor. Bem como essa conta não vai considerar a economia com compra de mídia que a contratação gera.

Quando você escolhe internalizar essa área na sua companhia, consequentemente o seu negócio irá passar por um período considerado de adaptação.

Isso acontece porque estratégias de marketing digital demandam tempo e muito estudo para gerar resultados concretos. Quando a sua equipe ainda é nova, é preciso mais tempo para realizar testes.

Como resultado, a princípio, a sua companhia terá um aumento de custos. Dessa forma terá que contratar uma equipe estratégica e uma equipe criativa completa. Bem como, será preciso ter paciência para ver os resultados positivos surgirem.  

A diminuição de custo é algo considerado muito subjetivo. Em termos de despesa, realizar algo por conta própria provavelmente terá um valor bem menor. Contudo, muitas vezes deixar que profissionais experientes da área realizem o trabalho traz resultados mais favoráveis e positivos quando o assunto é a qualidade.

O marketing internalizado é realmente considerado mais eficiente?

É possível observar na prática que organizações que escolhem não internalizar esse setor têm muito mais tempo disponível para pensar e desenvolver outras estratégias. Isso porque com uma equipe e gestão interna mais tempo e esforço são consumidos.

Como resultado, temos um desperdício de energia em decisões consideradas pouco estratégicas. Ao contratar uma agência eficiente, o negócio não é envolvido em processos que são considerados irrelevantes e que tomam tempo.

Qual o melhor momento para contratar uma agência de marketing digital?

A contratação pode ser a melhor solução para o seu negócio. Afinal, investir em estratégias digitais é uma necessidade. Não há uma regra sobre o melhor momento para isso.

Quando você percebe que a sua empresa tem um grande potencial digital que não está sendo aproveitado, é o melhor momento para contratar uma agência especializada. Se você quer crescer, precisa investir em estratégias com resultados concretos.

A seguir confira as principais vantagens em contratar uma organização dessa área:

  • Equipe especializada: Ao escolher por contratar uma agência de marketing digital,  o primeiro fator determinante é a certeza de contar com uma equipe especializada. Como resultado, você tem a garantia de um planejamento estratégico eficiente e com resultados concretos. Além disso, não será necessário investir em treinamentos ou horas de capacitação para desenvolver algum projeto. Assim como não será preciso treinar uma equipe inteira e realizar inúmeros testes. Os profissionais terceirizados possuem a expertise necessária para oferecer um trabalho de qualidade de maneira 100% eficiente e otimizada.
  • Estratégia assertiva: Uma equipe terceirizada possui experiência de sobra. E essa é a diferença entre sucesso e fracasso de suas estratégias. Isto porque estes profissionais já realizaram inúmeros testes de diferentes tipos. Desse modo, podem evitar que a sua companhia desperdice tempo e recursos em iniciativas que não trarão resultados positivos.
  • Reduz gastos com novas contratações: Um processo de contratação costuma gerar altos custos para um negócio. Desde a realização das etapas do processo seletivo até o investimento em novos equipamentos, ferramentas e capacitação. Além disso, há também os gastos futuros que podem ocorrer.

Por isso, contratar uma agência de marketing digital pode ser a solução para que o seu negócio conquiste autoridade no meio digital. Mas para isso é necessário contar com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Enfim, será que vale a pena internalizar o marketing digital da sua empresa?

Como pudemos observar ao longo deste conteúdo, é necessário considerar diversos fatores antes de tomar a decisão de internalizar marketing digital na sua empresa. É preciso estudar todas as opções e pensar sobre os prós e contras.

Bem como estudar as melhores agências que podem ser contratadas. E também avaliar se a sua empresa já tem maturidade suficiente no meio digital para dar esse passo.

Internalizar o marketing de uma organização não é uma decisão que deve ser tomada de maneira rápida, precipitar essa escolha pode acarretar em muitos prejuízos para o seu negócio. Por isso, faça tudo com base em estudos e dados concretos.

Caso você internalize o marketing digital do seu negócio, muito provavelmente a sua marca não terá os mesmos resultados de uma agência com profissionais qualificados e que trazem resultados comprovados.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar nosso blog e conhecer mais sobre a área de marketing digital!

02 de março de 2022 - 13:39 - atualizado em 30 de setembro de 2024 - 15:27

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