Fatores desde experiência, processos e equipe devem ser avaliados em uma agência de marketing digital para escolhê-la como parceira. Veja o que considerar!
Contar com uma agência parceira é uma excelente forma de otimizar o processo de marketing digital, tão importante para empresas. Mas conhecer alguns fatores essenciais para que essa escolha seja uma verdadeira aliada no dia a dia é fundamental!
Somente assim é possível ter condições de avaliar os resultados da agência atual ou escolher a que melhor atenderá as necessidades de cada negócio.
Por isso, preparamos algumas dicas para você entender o que fazer. Confira:
1- Conheça o portfólio da agência de marketing digital
Para começar a escolher uma agência de marketing digital parceira, uma boa dica é conhecer o portfólio de clientes e projetos dela.
Por ele você consegue ter uma ideia de que segmentos aquela agência mais tem know-how em atender e sua experiência.
Se desejar, também pode tentar entrar em contato com alguns deles para pedir referências. E veja se a agência já trabalhou com empresas de porte igual ou maior que a sua.
Embora isso não seja o único fator em que se apoiar, uma trajetória com esse tipo de atendimento pode significar experiência com altos investimentos e estratégias focadas em resultados.
2- Confira se a agência tem certificações
Um fator de destaque para avaliar uma agência de marketing digital se refere a quanto ela investe em capacitação. Verifique se a agência tem certificações, especialmente nas ferramentas mais recentes no mercado digital. Desse modo, também terá mais condições de fazer frente à concorrência.
Algumas das principais certificações procuradas hoje em dia são as do Google, Facebook, mídia programática e RD Station. Mídia programática se refere à prática de comprar e vender espaços publicitários para públicos específicos, o que requer capacidade analítica. Já em RD Station, pode ser importante olhar certificações como Agência de Resultados e Agência de Sucesso.
As certificações em Google Ads podem se dividir em campanhas de vídeo, de display e de pesquisa, além de campanhas em apps e anúncios da aba Shopping, assim como métricas. Cada uma delas oferecerá um atestado de que a agência sabe lidar com cada recurso do Google.
A certificação para vídeo, por exemplo, mostra que ela tem habilidade para contar histórias marcantes e alcançar mais clientes por meio dessa estratégia no YouTube, adquirido pelo Google. Já a de display demonstra que a agência sabe desenvolver boas estratégias para que as marcas apareçam na rede de display dessa gigante, ou seja, em sites parceiros.
3- Não se guie só pelo preço; busque entender a estrutura
Na hora de escolher uma agência de marketing digital, pode ser comum encontrar variações de preço. Mas não tome uma decisão baseada nisso.
Marketing não é custo e sim investimento. O valor que uma agência cobra pelos serviços está atrelado à qualificação de seus profissionais e ao resultado. Quando se tem uma boa estrutura, a agência naturalmente possui uma geração de custos interna e isso impacta no preço final. Porém, se ela tem todo o necessário, poderá certamente prestar um serviço de mais qualidade.
Isso representa maior segurança para sua empresa. Com organização, boa equipe, ferramentas e gestão, a agência consegue oferecer uma experiência mais concreta para você, desde o cumprimento dos prazos até a medição de resultados e o atendimento e credibilidade como um todo.
Portanto, se você já vai pensando que sua agência será um custo, sua decisão provavelmente será afetada. E você não conseguirá trabalhar com o conceito de investimento e algo que te traga retorno real.
4- Conheça os processos e metodologias
Os processos e metodologias adotados em uma agência de marketing digital fazem toda a diferença nos resultados que ela entrega. E tudo começa por ela conseguir se organizar melhor, distribuir adequadamente as tarefas, atender com rapidez e ter proatividade.
Verifique, portanto, se há processos definidos tanto no relacionamento com o cliente quanto nas estratégias que ela desenvolve. Essas metodologias e definições podem envolver o uso de dashboards para visualização de processos e status de serviço e ferramentas eficazes de comunicação e aprovação dos trabalhos junto aos clientes.
Esse cenário denota a preocupação dela em se atualizar e dominar os principais recursos para otimizar a experiência de quem a contrata. Quanto mais preparo a agência tiver para absorver e gerenciar novas demandas, melhor poderá empregar seu potencial em uma estratégia, fazendo-a render mais, com o melhor custo x benefício.
5- Observe o nível de conhecimento das estratégias propostas
É importante também avaliar o nível de conhecimento da agência de marketing digital com relação às propostas que ela apresenta para sua empresa.
Faça perguntas, tire suas dúvidas e exija explicações sobre o detalhamento de procedimentos que você não conhece. Analise o quão profundamente ela entende as estratégias que está oferecendo e inclusive se mostra cases de sucesso e novidades da referida solução.
Outro ponto é verificar se a agência entende como uma estratégia impacta outra e avaliar como ela consegue integrá-las.
6- Leve em consideração o atendimento e equipe
O atendimento de uma agência de marketing digital é extremamente importante para a história que sua empresa vai vivenciar com ela.
Personalização e comunicação clara e rápida são essenciais para você conseguir resolver tudo o que precisa e sentir-se satisfeito.
Além disso, é relevante saber quantas pessoas irão trabalhar no seu projeto. Isso pode determinar e justificar o preço do serviço, sem contar que também pode te trazer maior tranquilidade, principalmente se forem profissionais especializados atuando em cada área da comunicação para você, como redação, design, performance e assim por diante.
7- Analise a experiência com resultados e metas
Por último, é importante procurar agências que tenham foco em resultados e trabalhem com metas para atingi-los. As metas ajudam a definir um caminho mais claro e estruturado para que todo o esforço traga o retorno esperado.
Mas só dizer que trabalha com elas não basta. É preciso saber como a equipe aplica esse conceito, assim como o modo pelo qual gerencia e faz esse acompanhamento.
Peça para ver cases e exemplos de como a empresa já lidou com esses desafios anteriormente. Para tanto, uma conversa com a agência é a melhor saída. Nela você poderá expor todas as suas preocupações e solicitar que comprovem essa expertise.
Gostou deste conteúdo? Conseguiu entender o que observar na hora de contratar uma agência de marketing digital parceira? Aproveite para navegar mais em nosso blog para ter dicas sempre interessantes sobre esse universo!