7 fatores que você deve avaliar ao escolher sua agência de marketing digital parceira

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Fatores desde experiência, processos e equipe devem ser avaliados em uma agência de marketing digital para escolhê-la como parceira. Veja o que considerar!

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14 de maio de 2021

7 fatores que você deve avaliar ao escolher sua agência de marketing digital parceira

14 de maio de 2021 - 10:31 - atualizado em 14 de abril de 2024 - 03:53

Contar com uma agência parceira é uma excelente forma de otimizar o processo de marketing digital, tão importante para empresas. Mas conhecer alguns fatores essenciais para que essa escolha seja uma verdadeira aliada no dia a dia é fundamental!

Somente assim é possível ter condições de avaliar os resultados da agência atual ou escolher a que melhor atenderá as necessidades de cada negócio.

Por isso, preparamos algumas dicas para você entender o que fazer. Confira:

1- Conheça o portfólio da agência de marketing digital

Para começar a escolher uma agência de marketing digital parceira, uma boa dica é conhecer o portfólio de clientes e projetos dela.

Por ele você consegue ter uma ideia de que segmentos aquela agência mais tem know-how em atender e sua experiência.

Se desejar, também pode tentar entrar em contato com alguns deles para pedir referências. E veja se a agência já trabalhou com empresas de porte igual ou maior que a sua.

Embora isso não seja o único fator em que se apoiar, uma trajetória com esse tipo de atendimento pode significar experiência com altos investimentos e estratégias focadas em resultados.

2- Confira se a agência tem certificações

Um fator de destaque para avaliar uma agência de marketing digital se refere a quanto ela investe em capacitação. Verifique se a agência tem certificações, especialmente nas ferramentas mais recentes no mercado digital. Desse modo, também terá mais condições de fazer frente à concorrência.

Algumas das principais certificações procuradas hoje em dia são as do Google, Facebook,  mídia programática e RD Station. Mídia programática se refere à prática de comprar e vender espaços publicitários para públicos específicos, o que requer capacidade analítica. Já em RD Station, pode ser importante olhar certificações como Agência de Resultados e Agência de Sucesso.

As certificações em Google Ads podem se dividir em campanhas de vídeo, de display e de pesquisa, além de campanhas em apps e anúncios da aba Shopping, assim como  métricas. Cada uma delas oferecerá um atestado de que a agência sabe lidar com cada recurso do Google.

A certificação para vídeo, por exemplo, mostra que ela tem habilidade para contar histórias marcantes e alcançar mais clientes por meio dessa estratégia no YouTube, adquirido pelo Google. Já a de display demonstra que a agência sabe desenvolver boas estratégias para que as marcas apareçam na rede de display dessa gigante, ou seja, em sites parceiros.

3- Não se guie só pelo preço; busque entender a estrutura

Na hora de escolher uma agência de marketing digital, pode ser comum encontrar variações de preço. Mas não tome uma decisão baseada nisso.

Marketing não é custo e sim investimento. O valor que uma agência cobra pelos serviços está atrelado à qualificação de seus profissionais e ao resultado. Quando se tem uma boa estrutura, a agência naturalmente possui uma geração de custos interna e isso impacta no preço final. Porém, se ela tem todo o necessário, poderá certamente prestar um serviço de mais qualidade.

Isso representa maior segurança para sua empresa. Com organização, boa equipe, ferramentas e gestão, a agência consegue oferecer uma experiência mais concreta para você, desde o cumprimento dos prazos até a medição de resultados e o atendimento e credibilidade como um todo.

Portanto, se você já vai pensando que sua agência será um custo, sua decisão provavelmente será afetada. E você não conseguirá trabalhar com o conceito de investimento e algo que te traga retorno real.

4- Conheça os processos e metodologias

Os processos e metodologias adotados em uma agência de marketing digital fazem toda a diferença nos resultados que ela entrega. E tudo começa por ela conseguir se organizar melhor, distribuir adequadamente as tarefas, atender com rapidez e ter proatividade.

Verifique, portanto, se há processos definidos tanto no relacionamento com o cliente quanto nas estratégias que ela desenvolve. Essas metodologias e definições podem envolver o uso de dashboards para visualização de processos e status de serviço e ferramentas eficazes de comunicação e aprovação dos trabalhos junto aos clientes.

Esse cenário denota a preocupação dela em se atualizar e dominar os principais recursos para otimizar a experiência de quem a contrata. Quanto mais preparo a agência tiver para absorver e gerenciar novas demandas, melhor poderá empregar seu potencial em uma estratégia, fazendo-a render mais, com o melhor custo x benefício.

5- Observe o nível de conhecimento das estratégias propostas

É importante também avaliar o nível de conhecimento da agência de marketing digital com relação às propostas que ela apresenta para sua empresa.

Faça perguntas, tire suas dúvidas e exija explicações sobre o detalhamento de procedimentos que você não conhece. Analise o quão profundamente ela entende as estratégias que está oferecendo e inclusive se mostra cases de sucesso e novidades da referida solução.

Outro ponto é verificar se a agência entende como uma estratégia impacta outra e avaliar como ela consegue integrá-las.

6-   Leve em consideração o atendimento e equipe

O atendimento de uma agência de marketing digital é extremamente importante para a história que sua empresa vai vivenciar com ela.

Personalização e comunicação clara e rápida são essenciais para você conseguir resolver tudo o que precisa e sentir-se satisfeito.

Além disso, é relevante saber quantas pessoas irão trabalhar no seu projeto. Isso pode determinar e justificar o preço do serviço, sem contar que também pode te trazer maior tranquilidade, principalmente se forem profissionais especializados atuando em cada área da comunicação para você, como redação, design, performance e assim por diante.

7-  Analise a experiência com resultados e metas

Por último, é importante procurar agências que tenham foco em resultados e trabalhem com metas para atingi-los. As metas ajudam a definir um caminho mais claro e estruturado para que todo o esforço traga o retorno esperado.

Mas só dizer que trabalha com elas não basta. É preciso saber como a equipe aplica esse conceito, assim como o modo pelo qual gerencia e faz esse acompanhamento.

Peça para ver cases e exemplos de como a empresa já lidou com esses desafios anteriormente. Para tanto, uma conversa com a agência é a melhor saída. Nela você poderá expor todas as suas preocupações e solicitar que comprovem essa expertise.

Gostou deste conteúdo? Conseguiu entender o que observar na hora de contratar uma agência de marketing digital parceira? Aproveite para navegar mais em nosso blog para ter dicas sempre interessantes sobre esse universo!


14 de maio de 2021 - 10:31 - atualizado em 14 de abril de 2024 - 03:53

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