Entenda o que é, como funciona e qual a importância do Google Shopping na melhoria dos resultados de venda, seja pagando ou de forma gratuita.
O cenário de vendas com certeza não é o mesmo de alguns anos atrás, assim como não será exatamente o mesmo daqui a alguns anos. Esse processo foi se fortalecendo ao ponto de que hoje é imprescindível estar conectado aos inúmeros canais de venda e exposição, sendo um importante deles o Google Shopping.
Nesse cenário, torna-se um desafio ainda maior aumentar os resultados de um negócio, mas a plataforma em questão, na verdade, é bem simples.
Neste artigo, trouxemos o que é o Google Shopping e algumas dicas de como utilizá-lo.
Mas o que é o Google Shopping?
De maneira simples, é um serviço oferecido pelo Google que possibilita a visualização de produtos relacionados a uma pesquisa do usuário.
Sabe quando você pesquisa um produto que quer comprar e aparece no topo da lista uma linha vertical com produtos, preços e empresas diferentes ou similares?
Este é o Google Shopping, uma maneira de agrupar informações que há alguns anos atrás eram recolhidas manualmente, de porta em porta.
Com o avanço das tecnologias, os produtos à venda passaram a estar cada vez mais visíveis aos usuários por meio de uma simples pesquisa.
Além de mostrá-los, a ferramenta conta com um conjunto de filtros para qualificar e especificar ainda mais a busca do usuário.
Entenda como funciona o Google Shopping
O que começou de maneira gratuita foi começando aos poucos a gerar lucro à empresa, que passou a oferecer o Google Shopping como um serviço.
Ou seja, por meio de anúncios pagos os produtos dos clientes interessados aparecem no topo da lista de busca, mas com a pandemia o Google liberou a utilização pelos e-commerces de forma orgânica.
O seu funcionamento é muito simples e pode ser entendido por meio deste exemplo:
Você precisa de uma mochila para acampar. Ao digitar essas palavras, você vai encontrar no topo dos resultados uma linha horizontal com o nome Anúncios.
Ou seja, antes de encontrar qualquer texto, você consegue visualizar informações básicas como o preço, a foto do produto e onde é vendido.
Com isso, a experiência do cliente se torna muito mais fácil, o que torna o Google Shopping uma ótima alternativa para alavancar as vendas.
Como incluir uma loja na ferramenta?
Organicamente ou não, o Google Shopping precisa conseguir avaliar se o produto é relevante, sendo necessário dar atenção a alguns pontos.
Feed de produtos
O primeiro ponto é que o seu feed de produtos precisa atender às especificações dos dados dos produtos do Google. Somente assim é possível obter os melhores resultados, garantindo que as informações sejam abrangentes e atualizadas.
Google Merchant Center
É muito provável que você já tenha um arquivo XML do seu feed de produtos, mas com ele adaptado é possível realizar o upload no Google Merchant Center, depois de fazer o devido cadastro.
Anúncios
Após todo esse processo simples, além da marcação de dados, você pode escolher a opção de anunciar no Google Shopping ou optar por aparecer na listagem de produtos gratuitos.
Inventário local
O Google também disponibiliza a função de inventário local para lojas físicas que possuem integração de estoque.
Ao clicar em algum produto local seu, o usuário é direcionado a uma página da sua loja que é hospedada na plataforma, chamada de vitrine local.
Para isso acontecer, além do processo anterior, é preciso informar os locais e produtos, ativando os anúncios de inventário local ou listagem de produtos locais gratuitas na plataforma.
Depois disso, é só solicitar a verificação do inventário e configurar a sua conta no Google Ads.
Integração do Google Shopping com o Ads
É importante ter em mente que tanto o Google Ads quanto o Shopping não funcionam da mesma forma.
O Google Shopping se baseia nos atributos dos produtos para cruzar os dados e exibi-los estrategicamente, enquanto que o Ads tem como princípio a possibilidade do anunciante escolher as palavras-chave.
Contudo, além das campanhas inteligentes que o Google Ads oferece, é possível integrá-lo ao Google Shopping.
Para isso, é só criar ou vincular a sua conta de anúncios pagos, sendo necessário a aprovação do seu administrador do Ads e, posteriormente, a ativação no Google Shopping.
Fazendo isso, você já pode impulsionar os seus produtos na plataforma.
Por que estar presente no Google Shopping é importante?
O Google é a maior e mundialmente conhecida plataforma de pesquisa, mas além disso, é preciso levar em conta o comportamento dos consumidores.
Hoje, muito mais que há poucos anos atrás, os usuários querem uma boa experiência de contato e possível compra de produtos.
Além disso, com o constante avanço da tecnologia, essa disponibilidade tende a ser cada vez mais urgente, de modo que é preciso estar no máximo de canais possíveis.
Com o Google Shopping, portanto, é possível ganhar muito mais visibilidade ao seu negócio, assim como os seguintes benefícios:
- Aumento do tráfego nos e-commerces;
- Maior número de conversões, e, consequentemente, maiores lucros;
- Geração de leads mais qualificados;
- Menos investimentos em mídia, nos casos de listagem gratuita;
- Auxílio no processo de transformação digital de empresas que ainda não estão presentes online.
Dicas para cadastrar os produtos no Google Shopping
Diante de toda essa importância e do conteúdo que trouxemos até aqui, destacamos também algumas dicas que podem te ajudar a melhorar os seus resultados.
É possível qualificar ainda mais essa experiência com algumas práticas disponibilizadas pelo Google e também outras, como:
Detalhamento
Reúna o máximo de informações sobre os seus produtos, como nome, descrição, imagens, preço, tamanho e detalhes técnicos como cor, formato e outros.
Promoções
Dê atenção aos preços promocionais, que podem ser melhor aproveitados com a ferramenta.
Destaques
Prefira os itens campeões de venda ao destinar os seus recursos para a divulgação dos produtos, além de adicionar atributos úteis que ajudem a agrupá-los de forma personalizada.
Técnicas de SEO
Este item serve, principalmente, para quem quer aparecer no Google Shopping de maneira gratuita, tornando essencial otimizar o seu site e conteúdos.
Por isso, é preciso levar em consideração:
- Títulos e tags que gerem atratividade;
- Descrição descomplicada dos produtos;
- Preço competitivo com a concorrência;
- Manter a atualização constante dos seus canais;
- Ter uma boa avaliação.
Do gratuito ao pago, aumente os seus resultados
Mesmo com os acessos gratuitos já é possível obter os benefícios na utilização do Google Shopping.
Você pode fazer isso de maneira especializada, com o auxílio de ótimos fornecedores ou contratando profissionais para a sua empresa.
Além disso, também é possível fazer por conta própria, devido a grande facilidade que a ferramenta proporciona à experiência do usuário.