9 dicas de como usar o Instagram para ampliar os resultados de sua marca

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Atualmente, o Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários. Cerca de 45 milhões de brasileiros estão conectados ao Instagram. Quer uma razão mais forte para começar a trabalhar o marketing da sua empresa nesta rede social?

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09 de março de 2017

9 dicas de como usar o Instagram para ampliar os resultados de sua marca

09 de março de 2017 - 10:00 - atualizado em 16 de março de 2024 - 15:15

As pessoas estão cada vez mais imersas no ambiente online, por esse motivo, o marketing digital tem se tornado uma estratégia indispensável aos negócios. Afinal, é no ambiente virtual que a empresa alcança, com mais facilidade, potenciais clientes e parceiros comerciais. A empresa que resiste essa mudança de mercado e não utiliza as ferramentas de marketing digital em sua estratégia, acabam perdendo espaço e potencial competitivo para a concorrência.

As Mídias Sociais, são fortes aliadas dos negócios que fazem sucesso na internet. Uma delas é o Instagram, aplicativo para o compartilhamento de fotos e vídeos. A plataforma, comprada pelo Facebook em 2012, possui mais de 700 milhões de contas ativas em todo o mundo, entre os milhares de perfis, estão algumas empresas que adotaram o marketing nesta rede social e estão obtendo sucesso. 

Atualmente, o Brasil está entre os cinco países com maior número de usuários. Cerca de 30 milhões de brasileiros estão conectados ao Instagram. Quer uma razão mais forte para começar a trabalhar o marketing da sua empresa nesta rede social?

Empresas de todos os ramos utilizam o aplicativo para promover a marca e os negócios. E, desde 2016, as marcas passaram a contar com a mais nova ferramenta desta rede social, o Instagram Business.

Com o Instagram para negócios a empresa pode criar um perfil empresarial, fazer anúncios diretamente no aplicativo e utilizar as métricas para analisar a performance das campanhas de marketing. O Instagram Business é liberado para empresas que já criaram uma Fan Page no Facebook, e possuem mais de 100 seguidores.

Descubra na prática, como conseguir obter bons resultados para o seu negócio utilizando esta rede social. 

Como fazer marketing no Instagram? 

O Instagram é um canal de entretenimento onde a essência é o compartilhamento de fotos e vídeos. Imagens que contam a história da empresa, revelam seus valores, divulgam produtos e serviços, conquistam a atenção do público com mensagens de impacto, alinhadas às tendências e ao comportamento do público-alvo. 

Investir em conteúdo relevante é primordial para estimular a interação e o compartilhamento da sua marca nessa rede social. Confira algumas dicas práticas de como fazer marketing para sua empresa no Instagram

1. Invista em planejamento

Planejamento é a palavra-chave. Defina a meta e os objetivos de cada campanha no Instagram. Exemplos: quero promover a venda de um novo produto ou quero aumentar o número de visitas à loja virtual. A partir do objetivo, desenvolve-se a campanha. Com um cronograma de publicações, o trabalho fica mais organizado e o perfil sempre atual e dinâmico.

2. Compartilhe imagens de qualidade

Todas as publicações devem conter fotos e vídeos de qualidade. Publicar materiais de baixa qualidade compromete a imagem da empresa. O conteúdo tem que prender a atenção de quem visualiza de imediato, pois, em geral, os usuários costumam olhar rapidamente o feed. A mensagem tem que despertar a curiosidade, interesse em saber mais, engajamento e reações.

3. Conte histórias

Além de contar a história, os vídeos podem mostrar o funcionamento da sua empresa, substituir manuais de instrução e orientações sobre produtos e serviços. Ao invés de procurar tutoriais em outros canais, o cliente passará mais tempo conectado à sua empresa através do Instagram.

4. Apresente case de clientes

Fotos de consumidores, satisfeitos com os produtos e serviços da empresa, podem ser aproveitadas no perfil, com autorização, claro. São propagandas espontâneas, que podem influenciar a opinião de outros clientes. A empresa também pode aproveitar a paixão nacional por “selfies” e criar concursos, com sorteio de brindes, para as fotos mais criativas, que incluam, no cenário, algo relacionado aos seus produtos e serviços.

5. Promova sua rede social

Conquiste mais seguidores, integrando o Instagram ao site, blog e outras mídias sociais. Ao direcionar o público para a página da empresa no Instagram é possível ampliar a audiência no perfil e vice-versa.  

6. Monitore e responda todas as interações

Interatividade é tudo em redes sociais. Por isso, é necessário monitorar os comentários e responder a todos, ou pelo menos, os mais importantes. Isto demonstra atenção com o público e mantém o perfil mais dinâmico. Não deixe os seguidores sem respostas!

7. Use as hashtags estrategicamente

 As hashtags devem ser criativas, aquelas que se propagam rapidamente, online e offline. O ideal é criar uma hashtag de compartilhamento associada à marca. A popularidade da hashtags mostra o grau de engajamento em ações da empresa no Instagram. Também funcionam como hyperlink, direcionando os usuários para outras páginas da empresa. Na hora de criar sua hashtag, aposte em uma chamada estratégica em que os seus clientes realmente possam demonstrar interesse quando estão em busca do seu produto ou serviço. 

8. Invista em Call-to-Action

Use Calls-to-Action para estimular a interatividade: Saiba Mais; Fale Conosco; Baixar Agora; Assista Mais, entre outros botões que incentivem a ação deseja.

9. Compartilhe conteúdo interessante

Esse tópico parece um tanto óbvio, mas não é! Muitas empresas vêem o Instagram como uma nova mídia para ficar promovendo o seu negócio, mas o público presente nesses canais não buscam comprar algo, afinal, as redes sociais são mídias de entretenimento. Proporcione isso ao seu público. Não limite as publicações a promoção da marca através dos produtos e serviços. Faça campanhas associadas aos valores e princípios da empresa. Explore tendências de comportamento, criando associações positivas com o conceito da marca.

Vale ressaltar que o Instagram tem se tornado muito popular no Brasil. Por isso, é uma ferramenta que traz resultados às ações de marketing digital. Com um trabalho profissional, em pouco tempo, a empresa terá potencial para conquistar milhares de seguidores, os quais podem tornar-se clientes e ainda recomendar os negócios da empresa aos amigos.  Vale a pena desenvolver ações de marketing no Instagram.

Como sua empresa está posicionada em mídias sociais? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco! 

09 de março de 2017 - 10:00 - atualizado em 16 de março de 2024 - 15:15