Follow-up: 4 técnicas para converter seus prospects em clientes

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Já ouviu falar mas não sabe o que é follow-up? Entenda de uma vez por todas! Também veja 4 dicas para melhorar a conversão de prospects em clientes!

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08 de maio de 2019

Follow-up: 4 técnicas para converter seus prospects em clientes

08 de maio de 2019 - 06:00 - atualizado em 21 de maio de 2019 - 10:09

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No mundo dos negócios, ser eficiente é essencial para maximizar os lucros e aproveitar melhor o seu tempo.

Se você está querendo aumentar as suas vendas, saiba o que é follow-up e como utilizar ele para gerar mais resultados para a sua empresa. Vamos aprender? Acompanhe o post!

O que é follow-up?

O follow-up é o acompanhamento do seu potencial cliente durante sua jornada de compra para que ele se sinta seguro ao ponto de adquirir o seu produto ou serviço.

É praticamente o processo de empoderamento da sua marca e valorização do que você tem a oferecer para que o seu prospect (cliente interessado) se convença de que você é a solução para o que ele procura.

Para executar o follow-up é preciso levar em consideração que o cliente deve estar realmente procurando por um produto ou serviço como o seu para sanar alguma “dor”.

Existem algumas dicas e técnicas sobre como executar esse acompanhamento que vão te ajudar a tornar mais eficiente o processo todo para o seu time de vendas.

Agora que você já sabe o que é follow-up, confira 4 dicas principais!

1 - Cultive o relacionamento com seus prospects

Customização é tudo. Se você está entrando em contato com um prospect que demonstrou interesse em seu produto com o objetivo de realizar uma compra, não trate ele de forma genérica.

Passar a impressão de que ele é apenas um número em sua meta é algo geralmente bem desanimador para quem está do lado de lá da negociação.

Ao invés disso, procure coletar o máximo de informações sobre seu prospect, entender quais são suas dores e tente relacionar quais soluções o seu produto ou serviço tem para oferecer. Segundo um estudo divulgado no site Peaksales Recruiting, 42% dos vendedores sentem que não possuem as informações certas antes de fazer o follow-up.

Ganhar a confiança e, principalmente, a disponibilidade de tempo de um prospect é algo fundamental para o sucesso, e vai melhorar consideravelmente suas chances de venda.

2 - Oferecimento de promoções exclusivas

Conhecer e tratar de forma personalizada um prospect também envolve oferecer a ela condições exclusivas de aquisição. Pense bem: foi você que foi atrás dele após o interesse inicial de compra, então você precisará oferecer algo diferente do que ele já viu para aumentar seu interesse na conversão.

Neste ponto, a dica anterior ganha bastante valor. É preciso conhecer bem o seu prospect antes de fazer qualquer tipo de proposta para garantir que o que você tem a oferecer seja certeiro em relação ao que ele precisa.

Tenha um plano de vendas muito bem alinhado e saiba quais tipos de flexibilização o seu negócio permite para converter mais clientes.

3 - Realização de avaliações de desempenho

Todo mundo gosta de dar opinião e sentir que ela importa para os outros. Uma forma de “aquecer” o seu relacionamento com o prospect e deixá-lo mais perto de converter é a realização de avaliações de desempenho.

Ainda seguindo a lógica da primeira dica, esta é uma oportunidade fantástica para você reunir dados e estar melhor preparado para o momento de efetivamente encaminhar uma proposta.

4 - Utilizar um sistema de automação de marketing que gere leads qualificados

Segundo aquele mesmo estudo da Peaksales Recruiting, apenas 56% de negócios B2B (business to business) qualificam os leads antes de encaminhar para o processo de vendas. Além disso, apenas 27% dos leads gerados estão prontos para converter já no início.

Informações como essas são valiosas para você entender que muitas vezes o lead gerado tem o potencial para comprar, mas foi conduzido erroneamente durante a jornada do cliente.

Aplicar corretamente o follow-up nestes prospects é fundamental para você manter a confiança da sua marca em relação ao público e não ser taxado como empresa de abordagens irritantes.

Utilize sistemas de automação de marketing para te auxiliar nesse processo. Eles vão te ajudar a gerar leads mais qualificados para a venda e a entender se o seu prospect está ou não está pronto para receber uma proposta e converter.

Faça uma boa pesquisa das opções disponíveis no mercado e encontre aquelas que melhor se adequam à sua realidade.

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Gostou das dicas? Já sabe o que é follow-up e está preparado para fazer sucesso e converter mais prospects em clientes? Leia mais dicas sobre marketing digital no blog da Agência 110!

08 de maio de 2019 - 06:00 - atualizado em 21 de maio de 2019 - 10:09

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