O que é funil de vendas e como utilizá-lo a favor de sua marca

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O funil de vendas é importantíssimo para uma estratégia de inbound marketing. Leia nosso post e saiba o que é funil de vendas e como usá-lo de maneira correta!

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24 de abril de 2019

O que é funil de vendas e como utilizá-lo a favor de sua marca

24 de abril de 2019 - 15:39 - atualizado em 24 de abril de 2019 - 16:19

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Ao trabalhar no meio digital, é fundamental implementar estratégias de inbound marketing para que um simples visitante do seu site possa se tornar, depois de algum tempo, um de seus clientes. Mas isso não acontece se você não entender antes o que é funil de vendas.

A melhor estratégia para utilizar em favor da sua marca é aplicar toda a sequência de passos que forma o funil. Essa ação vai ajudar sua empresa a decolar e ser igual um foguete: subir rápido até o espaço!

Então preparamos aqui um conteúdo completo explicando o que é funil de vendas e como ele deve aparecer no seu planejamento de marketing. Confira!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma representação do processo que um cliente leva para descobrir seu produto ou serviço até concluir uma compra. Essa estrutura é fundamental para as empresas porque ajuda a compreender seu público e assim criar um fluxo lógico de aprendizado, voltado para suas soluções.

Com o uso do funil, você pode mapear as melhores estratégias e influenciar os resultados de forma eficaz. Na prática, o funil segue uma sequência simples de 3 estágios: Topo de funil, Meio de funil, Fundo de funil.


Para acertar nesse trabalho relacionado ao funil de vendas, é importante contar com um time de especialistas em marketing digital para ter uma estratégia assertiva.

Deve-se ter em mente que uma estratégia de inbound marketing funciona a longo prazo, e com esse foco logo no início fica muito mais fácil comprovar os resultados.

Entendendo os 3 estágios do funil

Agora que já entendeu o que é funil de vendas e qual a sua importância para a sua estratégia digital, conheça agora os detalhes sobre cada um dos estágios e como pode utilizar cada um deles.

Topo de funil

O Topo do funil é o primeiro estágio dessa sequência de descoberta, por isso representa o ponto inicial de interação entre um comprador em potencial e sua marca. Essa é a sua oportunidade de gerar uma boa primeira impressão, que vai levá-lo até o próximo estágio.

A pergunta que deve fazer nessa etapa é: como ter sucesso com o topo do seu funil trazendo candidatos qualificados?

E a resposta é simples. Desenvolva conteúdos que atraiam pessoas enquanto estão pesquisando por um problema que seu produto ou serviço resolve.

Meio de funil

Esta fase crítica tem como objetivo conscientizar o público em direção a compra, através de inúmeras estratégias destinadas a educar, nutrir e persuadir. É por isso que essa etapa deixa de ser apenas de descoberta e passa a ser de interesse, consideração e avaliação de compra.

O objetivo é demonstrar porquê sua solução é melhor quando comparada com outras alternativas do mercado. Por isso foque em produzir conteúdos comparativos, apresentando uma lista de opções para resolver determinado problema. Quem chegar até essa etapa certamente vai perceber que a sua alternativa é a ideal para aquele momento.

É com esse estágio que você consegue identificar quem é um potencial comprador, que pode continuar no funil até a próxima etapa.

Fundo de funil

Quando entendemos o que é funil de vendas, é nesse estágio que queremos chegar. Aqui é o momento de decisão de compra e de conversão das pessoas que descobriram seu site, produtos e serviços e agora serão clientes.

Mas apesar do comprador estar pronto para assumir um compromisso, será que ele vai escolher seu produto, mesmo depois de ter passado por todas as etapas? É por isso que o estágio final do funil deve apresentar seu argumento final.

Esta não é apenas a chance da sua empresa fechar o negócio e tocar a campainha, mas também é uma oportunidade de se tornar referência oferecendo uma experiência de compra positiva.

Quais os benefícios de utilizar a estratégia do funil de vendas?

Depois de entender tudo sobre o que é funil de vendas e cada uma de suas etapas, chegou o momento de refletir sobre os benefícios que essa jornada pode trazer para o negócio.

As oportunidades tendem a se multiplicar quando sua empresa assume um papel ativo e trabalha com inbound marketing na construção de conexões por meio dos vários canais de comunicação que temos hoje.

E o funil ajuda não só a aumentar o número de chances de vendas como também ajuda:

Na identificação do público-alvo certo do seu negócio;

Na atração de pessoas já qualificadas para a área de vendas;

No momento de fazer uma demonstração das suas soluções.

E então, gostou de saber tudo sobre o que é funil de vendas? Esse é um trabalho bem importante para ser implementado.

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Para ter mais informações e conseguir executar o funil de maneira eficiente, acesse o nosso conteúdo sobre a importância do inbound marketing e veja como pode fazer seus resultados decolarem como um foguete!

24 de abril de 2019 - 15:39 - atualizado em 24 de abril de 2019 - 16:19

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