O que você precisa levar em consideração na hora de criar um website para sua empresa

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Ter um website bem estruturado é a porta de entrada para uma estratégia de sucesso no ambiente online. Você sabe o que é preciso levar em consideração na hora de criar seu site ou encontrar uma empresa para realizar essa atividade? Descubra quais são os pontos cruciais que você deve estar atento na hora de criar um site para sua marca. 

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16 de março de 2017

O que você precisa levar em consideração na hora de criar um website para sua empresa

16 de março de 2017 - 13:45 - atualizado em 11 de abril de 2024 - 21:08

Montar um site requer muito planejamento, mas além disso, exige também um conhecimento básico para que você não caia em armadilhas ou crie seu site com uma curta validade de mercado.

Neste artigo, vou explicar os pontos principais que você deve saber antes de contratar uma empresa para criar o seu site, portal ou e-commerce.

Antes de tudo, é necessário entender como funciona um website. Ele é composto de domínio, hospedagem e arquivos.

Para deixar mais claro, vamos explicar qual é a função de cada um desses componentes. Acompanhe! 

Domínio

O domínio é o endereço virtual da sua loja, conhecido também como URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Padrão de Recursos). É o nome que vai logo após o “www”, como por exemplo: www.SEUSITE.com.br. Veja que o “SEUSITE” é o domínio.

É impossível ter dois domínios iguais, então antes de criar sua marca ou empresa, é preciso procurar a disponibilidade da compra do seu domínio no registro.br. Este é um setor do NIC.br, responsável pelo registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o ".br" , e a distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no País, por meio do Registro.br. 

Aqui vai uma dica super importante: NUNCA compre domínios brasileiros que não estejam no registro.br, pois isso pode dificultar algumas modificações no futuro.

Eu explico, quando você compra um domínio em uma empresa que não seja o registro.br, ela pode registrar o endereço em seu próprio nome, sendo necessário enfrentar uma verdadeira burocracia para reverter este processo futuramente, portanto, opte sempre por buscar seu domínio na empresa certificada. 

Já para domínios internacionais a regra muda. Em diversos países os domínios são gerenciados por empresas privadas, não tendo um órgão centralizador. Assim, você pode optar por comprar em sites especializados como a Go Daddy, por exemplo.

Agora sim, com o domínio comprado, você já pode pensar em uma hospedagem que é o nosso próximo passo. 

Hospedagem

Todo site que existe é composto de arquivos que precisam ser acessados para seu funcionamento. Estes arquivos precisam ficar em um computador para ser acessado virtualmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, a todo momento.

Estes computadores são chamados de servidores, pois além de nunca ficarem desligados, possuem uma série de configurações de segurança contra invasões, envio de e-mails em quantidade, além da sua configuração estrutural ser diferente de um computador comum.

O servidor tem uma grande capacidade de armazenamento, fazendo com que empresas compartilhem seu espaço com diversos sites (imagine que sua capacidade seja em torno de 4.000 GB, e um site normal ocupa um espaço de 150MB). Este espaço para cada site é chamado de hospedagem e é o que você deve contratar para colocar o seu site no ar.

Existem diversas empresas de hospedagem no mercado, algumas boas e outras ruins. Para buscar a melhor hospedagem para seu site, avalie alguns clientes da empresa que estejam há mais de 1 ano e pergunte como está o serviço e atendimento prestado.

Após contratar a hospedagem, é necessário comunicar o seu DOMÍNIO com sua HOSPEDAGEM, e isso se faz através da alteração dos parâmetros de DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) do seu domínio. 

Este trabalho é realizado dentro do registro.br (quando falamos em domínio ".br") e será feito pela empresa que desenvolveu seu site e que colocará ele dentro da hospedagem.

Criando seu próprio site

Talvez essa seja a parte de maior complexidade, porém acredite, não é nenhum bicho de sete cabeças. Antes de qualquer coisa, quando for contratar uma empresa para construir o seu site, verifique o seu portfólio, tempo de existência, equipe técnica e atuais clientes para saber a respeito da qualidade de seu serviço.

Após escolher sua empresa, veja qual tecnologia ela utiliza. Atualmente, para o marketing digital, temos a presença de duas grandes linguagens: PHP e ASP.

ASP é uma linguagem criada pela Microsoft enquanto o PHP é uma linguagem open source, ou seja, não possui um dono específico e recebe colaboração de toda comunidade digital mundial. Em minha opinião, não existe linguagem melhor ou pior, mas destaco o PHP por ter mais opções de profissionais no mercado.

Além de saber qual vai ser a linguagem do seu site, é necessário entender se ele vai estar dentro de um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdos) que irá lhe reduzir custos e facilitar a atualização do conteúdo do seu site por VOCÊ mesmo, sem a necessidade de pagar uma empresa para tal. Neste sentido, o grande player é o Wordpress, o CMS mais usado do mundo. Isso significa que ele é bom? Não, não significa.

O Wordpress é uma ótima estrutura para desenvolvimentos simples, sua concepção teve o foco em ser um CMS de blog. Embora atualmente seja popular para criação de sites, não significa que seja uma boa opção. 

Para desenvolvimentos mais complexos, como lojas virtuais por exemplo, o Wordpress não performa muito bem. Isso porque é um grande alvo de invasões pela forma de sua estruturação e utilização dos famosos plugins. Além disso, o desempenho da plataforma é menor do que alguns outros CMS, deixando o site mais lento.

Site otimizado para o mobile

Outro ponto de suma importância, é que seu site seja responsivo ou tenha uma versão mobile. Isso porque em vários segmentos, o acesso via smartphones e tablets são superiores a computadores desktop. E isso não é fase, a tendência atual é a supremacia destas telas no mercado.

Outro motivo importante para você criar um site otimizado para o mobile, é que além dos acessos serem altos, desde 2015, o Google passou a penalizar sites ao redor do mundo que não oferecem versões para dispositivos móveis. 

Agora, de que adianta você investir em um website para sua marca, se o Google impedir as pessoas de chegarem até ele?

Algumas dicas importantes

- Não é recomendado fazer um site sem painel administrativo para atualização de conteúdo por você mesmo;

- O código (arquivos) desenvolvido para seu site deve ser de propriedade sua, para ser modificado por qualquer outro profissional da sua confiança;

- Os custos fixos que você deve ter para funcionamento do seu site comumente são:

a) domínio (R$40,00/ano – preço fixado pelo registro.br)

b) hospedagem (entre R$ 25,00/mês à R$ 50,00/mês para sites em servidores compartilhados)

Quaisquer custos além destes devem ser discutidos com sua agência e devem ser verificados sua real necessidade.

- O domínio e hospedagem devem ser registrados no seu nome (ou da sua empresa);

Por fim, ter confiança e criar um bom relacionamento com empresa que irá desenvolver o seu website, é importante para estabelecer uma parceria que irá trazer os resultados esperados durante o ingresso da sua marca no ambiente digital. 

Espero que este artigo ajude na construção do seu próximo site. Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo. 

16 de março de 2017 - 13:45 - atualizado em 11 de abril de 2024 - 21:08