SXSW® 2019: 3 insights que influenciam o cenário digital

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Quais são as influências para o cenário digital? Comentamos sobre os 3 insights que mais nos chamaram atenção no SXSW® 2019. 


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21 de março de 2019

SXSW® 2019: 3 insights que influenciam o cenário digital

21 de março de 2019 - 15:29 - atualizado em 11 de abril de 2024 - 05:43

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Na última semana rolou a edição 2019 do South by Southwest®, em Austin, no Texas. Sendo um dos principais eventos de inovação, contou com grandes nomes dos segmentos de tecnologia, moda, cultura e negócios. Foram intensos 10 dias de muita informação, debates e novidades que trouxeram novos insights para as estratégias e soluções do universo digital.

Alguns assuntos que podem influenciar o cenário atual chamaram a atenção da 110 e, nós, separamos 3 deles para compartilhar por aqui. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira os comentários dos nossos astronautas!

A responsabilidade do design

Diversos painéis do SXSW® 2019 abordaram sobre o universo do design e pudemos tirar algumas lições sobre a potência desta área, não só para o desenvolvimento de estratégias, mas também para a construção de marcas e até o seu impacto social. 

No painel “Close the Digital Divide: Design for Social Impact”, Tanarra Schneider, managing director da Fjord, comentou sobre a importância do impacto social como uma responsabilidade coletiva e trouxe mais informações sobre a criação centrada no ser humano.

Nosso Designer aqui na 110, Paulo Gomes, comentou sobre o assunto. "Estima-se que nos Estados Unidos, cerca de 34 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao mundo digital. Dentre vários fatores, isso se dá pela falta de oportunidade, conhecimento e habilidades econômicas dessas pessoas para isso e, com os avanços das tecnologias, a lacuna entre os que estão e os que não estão inseridos no mundo digital aumenta a cada ano.

"Pensar no design com impacto social é uma obrigação dos tempos atuais e vai além do trabalho em conjunto com órgãos públicos e ong’s".

É preciso pensar no design de forma inclusiva, de forma responsável, centrada no ser humano, para que essa lacuna diminua cada vez mais e que as necessidades de diferentes comunidades sejam atendidas, o acesso à informação e à ferramentas de conhecimento cada vez mais massificado e o acesso a novas economias seja garantido para todos.", conclui.

A curadoria humana em tempos de algoritmos

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Olhando para um panorama geral de temas e discussões do South by Southwest® 2019, percebemos que em tempos de algoritmos, a curadoria humana volta a ser valorizada.

A partir do momento em que usuários sentem-se ameaçados pelas políticas de uso dos seus dados em plataformas e redes sociais, quão seguro e relevante é receber uma sugestão “robotizada”? Um dos pontos altos deste cenário é pensar como a qualidade e utilidade desse tipo de conteúdo também acaba enfraquecida.

Guilherme Kürten, Diretor de Design e Inovação aqui na 110, comentou sobre o assunto. “Ao mesmo tempo que a automatização e aplicação de tecnologias como a inteligência artificial abre portas para o aumento de escala em diversos negócios, uma crescente necessidade por interações mais humanas passa a coexistir com esses avanços.

Isso se traduz em oportunidades de encantar clientes e parceiros através de interações que não podem ser intermediadas via algoritmos, com curadorias de especialistas, atendimento ao cliente personalizado e desenvolvimento de experiências exclusivas. 

Isso não quer dizer que algoritmos e inteligência artificial são ruins, mas os recentes problemas enfrentados por diversas startups com relação ao uso de dados de seus usuários (como vazamentos ou usos indevidos) deixou as pessoas mais alertas com relação ao lado ruim de uma interação excessivamente automatizada e pasteurizada, o que aumenta o apelo de uma interação intermediada por humanos.

Em resumo, a automação se acompanhada de interações e curadorias humanas, tem tudo para ser uma grande vantagem competitiva“, conclui. 

Era da tecnologia: como ter controle?

Um dos assuntos que dominou os palcos do SXSW 2019®, sem dúvidas, foi a IA (Inteligência Artificial) e como ela tem grande poder de impacto para as marcas e para a sociedade vista no geral. 

No painel “AI and Social Media: How to Take Control”, Steven Bartlett, CEO e Co-founder da The Social Chain Group, falou sobre a importância dos profissionais de marketing olharem com atenção para a estratégia, sendo esta uma forte chave para o futuro do segmento.

O Pedro Demomi, Coordenador de Mídia aqui na 110, comentou sobre o assunto. “As ferramentas de mídia também já mostraram grandes evoluções com o avanço da inteligência artificial e a tendência é observarmos esse comportamento na forma de como os usuários pesquisam e consomem informação no digital”, destaca.

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E aí, teve algum outro insight que chamou a sua atenção? Comenta com a gente e vamos trocar experiências! 

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21 de março de 2019 - 15:29 - atualizado em 11 de abril de 2024 - 05:43