Saiba o que é Inbound Marketing e como esse método pode aumentar a sua visibilidade online e trazer mais resultados para a sua empresa.
Ao participar de eventos do seu segmento de mercado, reuniões sobre estratégias de comunicação ou ao ler revistas e jornais, você já deve ter sido impactado pelo termo “Inbound Marketing”.
Mas, você sabe o que é, o que representa e qual a importância para a sua empresa na busca por resultados e pela construção de relacionamento com potenciais clientes?
Acompanhe o post para saber!
Primeiro, o que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de comunicação, que tem como objetivo atrair consumidores para os canais da sua empresa e visa promover a educação sobre determinado conteúdo, ou serviço, que ela oferece a fim de gerar experiências.
Como é feito isso? Com conteúdos relevantes que a sua agência de Inbound Marketing desenvolve para o seu site, blog e redes sociais.
A partir desses conteúdos, você começa a construir um relacionamento com potenciais clientes, por ganhar autoridade, transformando-se em uma referência no segmento de mercado em que atua.
O grande diferencial em relação ao marketing tradicional (chamado de Outbound Marketing) é que os clientes que chegam até você já têm interesse nas informações, serviços e produtos que a sua empresa oferece.
Ou seja, a sua comunicação é muito mais efetiva com o Inbound Marketing e, por isso, você consegue gerar melhores resultados ao mesmo tempo em que constrói uma reputação positiva para a sua marca.
Pílula de conhecimento
O termo “Pílula de conhecimento” foi apresentado pela primeira vez em 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Como funciona na prática?
A tradução de “Inbound Marketing” significa “Marketing de atração”. Na prática, para o perfeito funcionamento da técnica, a estratégia busca atingir quatro pontos do chamado funil de vendas e funciona para os mais diversos setores, como você pode ver nessa situação de aplicação para uma construtora imobiliária.
Fonte: Pardot
Que resultados o Inbound Marketing pode trazer?
As vantagens do Inbound Marketing, quando comparadas com o Outbound Marketing, são muito grandes. Por exemplo, essa opção gera três vezes mais leads e tem o custo 62% menor que o marketing tradicional, segundo dados da Demand Metric.
Outro levantamento, agora da Hubspot, aponta que 92% das empresas que utilizam o marketing de conteúdo no mix de comunicação têm resultados positivos. Além disso, uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group também mostra que os e-mails marketing personalizados aumentam CTR (Click-through rate) em 14% e as taxas de conversão em 10%.
O objetivo central do Inbound Marketing é gerar leads qualificados para a sua empresa, com alta taxa de conversão em vendas. Esses resultados são mensurados a partir do uso de ferramentas que medem o ROI (Retorno sobre Investimento) das suas ações. Os dados acima são um ótimo demonstrativo desse potencial.
Além dos resultados em si, ao incluir o Inbound na sua estratégia de marketing, a sua marca consegue criar uma rede genuína de clientes, que pode ser ativada de diversas maneiras, situações e momentos, em ações customizadas para potencializar o engajamento e a interação.
----
Gostou de saber mais sobre a importância do Inbound Marketing na estratégia de comunicação para a sua empresa? Compartilhe a sua experiência com a gente!