Um novo desafio foi dado ao nosso time de astronautas, e a Agência 110 foi chamada para gerar leads qualificados para as unidades de Cultura Inglesa durante o período de matrícula de Outubro de 2022 a Março de 2023.
Cliente/cenário
O foco dessa missão foi o nosso cliente Cultura Inglesa, a escola de inglês que é referência no segmento no mercado, com uma marca extremamente relevante e com grande share of mind, em todas as faixas etárias. .
Neste case, trabalhamos especificamente visando geração de leads qualificados para grupo de unidades da Associação Cultura Inglesa, sendo 4 unidades de Curitiba, 1 escola de São José dos Pinhais e 2 escolas de Londrina.
É importante reforçar que eles não são uma escola de idiomas comum, são focados somente na língua inglesa e em uma formação completa do idioma. O Departamento Acadêmico é muito criterioso e de altíssimo nível, nele está um dos principais diferenciais no que diz respeito à qualidade percebida pela instituição. A Cultura também é flexível e oferece a possibilidade de aulas online e presencial, sempre trazendo como premissa o foco no cliente!
Desafio/objetivos
- Como impactar de forma criativa os principais públicos da escola?
- Qual estratégia seguir para alcançar a meta de leads qualificados que efetuarão a matrícula?
- Qual raciocínio criativo é a melhor estratégia para alcançar bons resultados?
Ideia 110 + imagens/criativos
Nós queríamos uma ideia que, além de criativa, deixasse um grande impacto no público alvo. Por meio de muito brainstorm e debate entre nossos astronautas, surgiu o conceito “Deu branco”, que brinca com o fenômeno e expressão que usamos quando queremos dizer que esquecemos de algo.
Para transmitir a essência da campanha, tivemos a ideia de criar alguns áudios com pessoas tendo o famoso "branco" na hora de falar inglês para utilizar em posts e anúncios da marca:
A campanha completa do Deu Branco foi lançada no final de 2022, que contou com ações tanto online quanto offline:
- Facelift e trinca fixa nas redes sociais;
- Ação de guerrilha;
- Distribuição de folhetos;
- Criação de LP’s para as unidades de Londrina, São José dos Pinhais e Curitiba;
- Fluxo de automação de e-mails criado para qualificação e engajamento dos leads;
- Campanhas no Google Ads e Social Ads utilizando criativos diferentes para cada público (jovens, adultos e masters), além da diferenciação por cidade.
A ação de guerrilha foi um sucesso! O objetivo foi gerar buzz entre as pessoas da região e trazer a literalidade da campanha para as ruas. A ideia? Envelopar a sede toda vermelha da unidade do Água Verde com um pano branco. Garantimos que o impacto nos transeuntes foi grande!
Além disso, distribuímos panfletos enigmáticos nas ruas a fim de chamar a atenção para a campanha.
Confira o vídeo case:
Já no começo de 2023, continuamos com o conceito Deu Branco, mas trouxemos mais ideias criativas! Nessa etapa trouxemos para o público, com humor, jargões utilizados por “produtos milagrosos ” e reforçamos que fórmulas mágicas não existem, que apenas a Cultura Inglesa pode preencher o branco que dá no seu inglês. Contamos com:
- Facelift e trinca fixa nas redes sociais;
- Editoria exclusiva da campanha;
- Filtros e stickers;
- Criação de LP’s para as unidades de Londrina, São José dos Pinhais e Curitiba;
- Material rico: teste de inglês;
- Campanhas no Google Ads e Social Ads utilizando criativos diferentes para cada público (jovens, adultos e masters), além da diferenciação por cidade.
A campanha também nos proporcionou a oportunidade de oferecer uma nova proposta de comunicação para a Cultura Inglesa, com um tom de voz mais leve e divertido. O resultado foi a criação de um diálogo mais próximo da linguagem do público-alvo e uma comunicação ainda mais assertiva.
Resultados da campanha
Com toda a estratégia no ar, alguns dos nossos resultados durante essa campanha foram:
- Mais de 55 milhões de impressões;
- 3 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais;
- Mais de 5 mil leads convertidos;
- 500 mil visitas nos sites e LPs;
- Mais de 1.300 novas matrículas efetivadas.
Conclusão
Por meio desse projeto, conseguimos concluir que vale a pena pensar fora da caixa e investir no buzz que as campanhas geram! Com uma boa ideia, uma estratégia fundamentada em ferramentas de anúncios e bons criativos, os resultados que alcançamos podem ser astronômicos.