Se você pretende expandir seu negócio, crescer de maneira sustentável e sair na frente de seus concorrentes através do marketing digital, fique atento para algumas tendências que já começaram a ganhar destaque em 2016, mas prometem vir com força total em 2017.
Em tempos de economia sensível, é muito comum que grande parte das empresas passem a buscar alternativas inteligentes para se destacar no mercado e conquistar bons resultados, mesmo com um investimento reduzido ou melhor, mais assertivo.
Com este cenário, o Marketing Digital tem despertado o interesse de empresas de todos os tamanhos, desde pequenas startups com equipes enxutas, até as grandes corporações que encontram nessa estratégia resultados imediatos, além da facilidade de poder mensurar toda e qualquer ação divulgada.
De fato, não é segredo nenhum que vivemos na era da evolução digital. Portanto, se você pretende expandir seu negócio e crescer de maneira sustentável, fique de olhe nas principais tendências de marketing digital para 2017.
Dispositivos Móveis (Mobile)
O marketing através do mobile já é uma tendência que vem crescendo ano a ano no país. Devido a comodidade, os usuários estão cada vez mais imersos no ambiente digital e passaram a ter confiança em realizar compras através dos dispositivos móveis, e a partir daí surgiram os m-consumidores.
Recentemente, o mobile ultrapassou pela primeira vez o desktop em números de usuários e isso fez com que muitas empresas se atentassem para esse novo comportamento do consumidor.
Ainda em 2017, a previsão é de o aproveitamento desse público seja uma grande oportunidade de negócio para os empreendedores, portanto, se você ainda não aposta no mobile, é hora de começar a se preparar para atender essa demanda de mercado que promete vir com tudo.
Inbound Marketing
É incontestável o fato de que o Inbound marketing veio para ficar. Afinal, em um tempo onde as pessoas estão saturadas de tanta informação irrelevante, conquistar a atenção dos seus visitantes através de um conteúdo que agregue valor para ele, além de criar um relacionamento próximo e pessoal entre vocês, com certeza, continuará sendo eficaz pelos próximos anos.
Descubra quem é o seu público e aposte em um relacionamento de troca através de conteúdos ricos, podcasts, eBooks, newsletters e outras formas de conquistar a atenção do seu consumidor. Enfim, tornar-se referência em seu segmento é uma tendência de resultados duradouros para o seu negócio.
Vídeos
É uma forma de divulgação que tem apresentado taxas de conversão sensacionais em diversas plataformas, além de aumentar muito o tempo de permanência e o engajamento dos usuários com a marca.
Em 2017 a aposta é que os vídeos estarão ainda mais presentes nas estratégias de marketing digital de resultado, aposte nessa tendência para aumentar sua base de usuários, ter um relacionamento mais próximo e melhorar o engajamento e interesse dos seus visitantes pelo seu produto ou serviço.
Automação de Marketing
Embora seja uma tática não tão recente, algumas empresas no Brasil começaram a apostar na automação de marketing somente em 2015 e 2016 e, após apresentar resultados satisfatórios, essa estratégia acabou entrando para o trends como uma forte aposta em 2017 para a geração e nutrição de leads.
Através da automação de marketing, é possível segmentar toda a sua base de leads, programar e-mails para falar com essas pessoas de forma recorrente e estar presente no dia a dia de seus usuários, além de poder automatizar publicações em mídias sociais, gerenciar o seu conteúdo e trazer conversões de maneira sustentável para o seu negócio, sem que haja um esforço diário voltado para isso.
Muito indicada para empresas que possuem um time enxuto ou que desejam estreitar os laços com seus usuários e tornar-se referência no ambiente online.
Redes Sociais
As redes sociais continuam sendo um tópico indispensável para quem procura crescer no marketing em 2017, pois centraliza os acessos dos usuários da internet, tornando-se uma fonte imprescindível para o marketing digital. Basta saber como utilizar cada um dos canais e qual linguagem abordar para impactar diretamente o seu público e obter o retorno desejado.
Ainda vale ressaltar que, além de proporcionar um retorno imediato, estar presente nas redes sociais faz com que a sua marca esteja mais próxima do público-alvo e isso acaba sendo uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo em que beneficia o relacionamento e facilita a estratégia por estar próximo ao público, é preciso ter uma atenção redobrada com o monitoramento desse usuário.
Ter sua marca nas redes sociais, significa que você está abrindo as portas para uma conversa franca e direta com seus clientes, proporcione isso, responda as mensagens de maneira personalizada e esteja sempre atento às dúvidas e sugestões desse público. Combinado?
O fato é que o marketing digital vem crescendo dia após dia e estar por dentro dessa tendência é o que vai garantir resultados reais para o seu negócio. Se você ainda não aposta nesta estratégia, aproveite para começar 2017 montando um plano de marketing com os objetivos que deseja alcançar e quais ações podem ajudar você a chegar lá.
Caso tenha alguma dúvida, compartilho conosco nos comentários! ;)